Governo do Estado conclui pregão para aquisição de helicóptero, mas data da entrega ainda é incerta

Compartilhamentos

 A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança (Sejusp) anunciou nesta quinta-feira, 2, a finalização do pregão eletrônico internacional de caráter presencial, para a aquisição do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA). A corporação está desde 2010 sem aeronave, mas a entrega do aparelho só deve ocorrer quatro meses após a assinatura do contrato que ainda não tem data confirmada.

O pregão foi arrematado pela empresa americana Tradewinds Aircraft Sales pelo valor de US$ 2,7 milhões, cerca de R$ 6,9 milhões. Agora basta a assinatura do contrato para que a empresa ganhe um prazo de entrega. “Após o pregão precisamos publicar a decisão no Diário Oficial do Estado e da União, para que a empresa comece a entregar a documentação necessária para que o contrato seja firmado”, explicou o secretário de segurança pública, Marcos Roberto Marques.

Justamente por conta desse processo é que ainda não é possível afirmar quando o helicóptero será entregue. “A entrega acontecerá 120 dias após a assinatura do contrato, mas ainda não há como precisar uma data exata, pois o contrato só será firmado após a divulgação do resultado. Ainda haverá uma inspeção na aeronave e a entrega da documentação necessária. Só depois desses trâmites é que o contrato será firmado”, frisou o secretário.

Marcos Roberto, secretário de segurança afirma que a aeronave também servira no transporte de enfermos do interior do estado

Marcos Roberto, secretário de segurança afirma que a aeronave também servirá no transporte de enfermos do interior do estado

 

A aeronave ofertada pela empresa é seminova e está na Nova Zelândia, e só chegará ao Amapá após dois pilotos e um mecânico, contratado do Governo do Amapá, serem enviados ao país para verificar se ela atende todas as características pedidas no edital. Só após o laudo desses profissionais é que o contrato será assinado.

A aeronave precisa atender duas principais atividades: ações policiais e transporte de emergência de pacientes de áreas de difícil acesso. “Além de ser usada em ações do GTA a aeronave também será usada para transporte de pacientes do interior do Estado para a Capital” concluiu o secretário.

Desde 2010 o GTA está sem aeronave. Por conta disso os policiais do grupo são usados em outras missões terrestres no Amapá e também pela segurança de órgãos públicos. O helicóptero usado no passado fazia parte de um contrato de aluguel que foi finalizado no fim de 2010.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!