“Daqui a pouco querem ganhar a eleição por W.O.”, diz Waldez no dia do julgamento

Compartilhamentos

A ausência de uma testemunha obrigou a Justiça a transferir para o dia 17 de março a audiência de instrução e julgamento dos ex-governadores Waldez Góes (PDT) e Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP). Eles foram denunciados pelo Ministério Público por improbidade administrativa no caso das consignações. Ambos dizem que são alvos de uma trama política para impedi-los de participar das eleições no ano que vem.

Pedro Paulo Dias (PP) governou o Estado durante 9 meses

Pedro Paulo Dias (PP) governou o Estado durante 9 meses

O Ministério Público do Estado diz que entre 2009 e 2010 o governo Waldez Góes recolheu dos salários dos servidores parcelas que eram destinadas ao pagamento de empréstimos a entidades financeiras por meio de consignação, ou seja, de descontos na folha de pagamento. O total retido teria somado R$ 76 milhões.

O problema é que, de acordo como MP, o dinheiro não era repassado às empresas, uma prática que teria continuado a partir de abril de 2010, quando Waldez Góes renunciou ao governo para se candidatar ao Senado. A prática teria continuado com Pedro Paulo Dias durante os nove meses em que governou o Estado. Waldez já disse em outras ocasiões que desconhecia que isso ocorria em seu governo.

Waldez diz ser alvo de uma tentativa de impedi-lo de disputar as eleições de outubro

Waldez diz ser alvo de uma tentativa de impedi-lo de disputar as eleições de outubro

A audiência na segunda-feira não resultaria em uma sentença. Uma data ainda deverá ser marcada para a publicação da decisão, e isso só deverá ocorrer depois do prazo de cinco dias úteis para que os ex-governadores e três ex-secretários apresentem suas últimas considerações. Na segunda-feira, a ausência de uma testemunha de acusação inviabilizou a audiência pela segunda vez. Na primeira, no fim do ano passado, houve problemas com o sistema de gravação de áudio da Justiça.

Waldez e Pedro Paulo compareceram à audiência e conversaram com os jornalistas. Waldez disse que vem sendo vítima de uma tentativa de torná-lo inelegível, e que outros candidatos podem passar pela mesma situação. “Daqui a pouco querem vencer por W.O”, ironizou usando uma expressão cunhada no futebol quando apenas um adversário entre em campo.

Se Waldez e Pedro Paulo foram condenados no dia 17 eles ainda não ficarão inelegíveis, mas se perderam no recurso ao Tribunal de Justiça poderão ter os direitos políticos suspensos.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!