Com filas gigantescas, Setap estuda prorrogar prazo para cadastro da meia passagem

Compartilhamentos

Restando apenas uma semana para o fim do prazo de cadastro e recadastro da carteira de meia passagem, longas filas começaram a se formar nos pontos de atendimento. Cerca de 15 mil dos 45 mil estudantes ainda são aguardados pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SETAP). A entidade recebeu em três semanas 30 mil pessoas. Com as costumeiras filas da última semana, o sindicato já pensa em prorrogar o prazo.

 

Ponto de atendimento lotado em shopping

Ponto de atendimento lotado em shopping

É bem comum os estudantes procurarem os pontos na última semana do prazo estipulado pelo Setap. “Eles alegam que estão procurando somente agora porque houve demora das escolas em entregar os atestados e declarações. Mas isso não é verdade, tínhamos antes dialogado com as escolas. Eles sempre deixam para a última hora, já estamos pensando em aumentar o quantitativo de funcionários para não ter sobrecarga de trabalho”, afirmou o diretor de bilhetagem do sindicato, Artur Sotão.

Thalia Jordão: "faltou tempo"

Thalia Jordão: “faltou tempo”

As desculpas para a procura perto do fim do prazo são diversas e geralmente aponta a escola como culpada. “Eu só procurei agora porque minha escola estava de férias e voltou agora, então fui pegar meu atestado. Acredito que deveria ter mais organização nesse ponto. Tem muita gente que fura fila, deveriam dar uma senha ou fichas numeradas para evitar mais transtornos”, sugeriu a estudante Thalia Pereira, de 16 anos.

Fila no ponto de atendimento da subprefeitura de Macapá

Fila no ponto de atendimento da subprefeitura de Macapá

Outros estudantes responsabilizam a falta de tempo. “Estava trabalhando muito. Pedi folga eaproveitei para fazer meu recadastro”, disse outra Thalia, só que Jordão, de 17 anos.

No caso do recadastro, 26 mil estudantes já atualizaram os dados. De acordo com a entidade, a minoria é para fazer o cadastro. “Como os alunos da rede municipal estão isentos da taxa, a procura é menor. Isso é preocupante, eles também devem fazer o recadastro. Devem trazer a documentação, caso contrário, não terão direito ao beneficio”, avisou Sotão.

Gisele Lima: "minha mãe que me lembrou"

Gisele Lima: “minha mãe que me lembrou”

Gisele Lima, de 12 anos está fazendo o cadastro. “Eu tinha esquecido, minha mãe que me lembrou que era a última semana. Então vim fazer”, afirma.

Em Macapá, o cadastro e recadastro estão sendo feitos na subprefeitura da Zona Norte e no térreo do novo shopping. Os posto funcionam de 8 horas às 18 horas, de segunda-feira à sexta-feira. “Como a procura já está sendo enorme com filas de até 300 pessoas, o sindicato vai reunir e até quinta-feira decidir se haverá prorrogação”, adiantou o diretor de bilhetagem.

Os documentos necessários para cadastro e recadastro são: declaração escolar ou comprovante de matrícula assinada pelo diretor da unidade (original), RG ou Certidão de Nascimento (cópia) e comprovante de residência (cópia). As certidões de matrículas eletrônicas, que são expedidas pela Unifap, só terão validade após a autenticação no site da instituição.

O cadastro e recadastro da meia passagem iniciou dia 17 de fevereiro e tem data prevista de término no dia 31 de março.

Santana

No município vizinho de Macapá, apenas o recadastro está sendo feito pelo Setap. Os estudantes devem se dirigir ao Terminal Rodoviário no período de 8 horas às 17 horas.

Quem reside no município e quer fazer o cadastro deve procurar a capital do estado. A documentação é a mesma.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!