Macapá, dos buracos e protestos

Compartilhamentos

O macapaense anda tão intolerante com as condições da cidade, que nos últimos tempos ficou bem comum encontrar protestos de moradores queimando pneus e, principalmente, fechando ruas. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira, 24, em um trecho da 13 de setembro, avenida importante que corta pelo menos sete bairros de Macapá. Moradores usaram entulhos e plantas para bloquear a passagem de veículos.

Abraão Almeida não vê recapeamento de qualidade há mais de 10 anos

Abraão Almeida não vê recapeamento de qualidade há mais de 10 anos

O trecho problemático fica entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Professor Tostes. Cansados de cobrar da prefeitura a recuperação do asfalto, famílias se reuniram e recolheram todo o entulho possível para bloquear a avenida. Até plantas foram utilizadas.

O problema é o mesmo de quase toda a capital, a buraqueira. Segundo os moradores, há mais de 10 anos o lugar não recebe pavimentação de qualidade. “Todo ano a prefeitura só faz tapa-buraco, não queremos isso. Eles tampam e semanas depois os buracos abrem e ficam maiores. Queremos que asfaltem. Da Rua Hildemar Maia para cima a Treze é uma beleza, mas de lá para baixo é só buraco. Não adianta a prefeitura falar que está no cronograma, tem que mostrar serviço”, disse a moradora Maria de Souza.

Não são apenas os carros que penam com a buraqueira. Crianças e idosos já sofreram acidentes. “Uma noite não havia energia, uma senhora que andava pela rua caiu em um buraco é ficou bem machucada. Sem contar que as crianças não brincam mais nesse pedaço perímetro porque várias já caíram nessa buraqueira”, contou o técnico de refrigeração Abraão Almeida Rodrigues, de 33 anos.

Entulhos bloqueando passagem na Avenida 13 de Setembro

Entulhos bloqueando passagem na Avenida 13 de Setembro

Ainda pela manhã equipes da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), fizeram a limpeza do entulho deixado pelos moradores e desbloquearam a avenida. De acordo com a prefeitura, os serviços de tapa-buraco continuarão no trecho. Os serviços de asfaltamento estão previstos para julho.

Máquina da prefeitura retirando os entulhos. Moradores prometem novo potesto

Máquina da prefeitura retirando os entulhos. Moradores prometem novo potesto

Os moradores dizem que não vão esperar até a data. “Eu ajudei a entulhar a avenida. Eles estão limpando, porém não vão asfaltar. Amanhã vamos fechar a Treze novamente e ainda vamos cavar ainda mais os buracos. Enquanto a prefeitura não cumprir com a obrigação dela, vamos continuar nos manifestando, esse é o nosso direito”, adiantou o carpinteiro Adeilson Costa de Souza, de 25 anos.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!