TRE simula eleição para testar urnas eletrônicas

Compartilhamentos

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE) realizou nesta quarta-feira, 9, o primeiro simulado nas urnas eletrônicas para as eleições deste ano. Foram testadas 52 urnas de todos os modelos disponíveis. Destas, 44 foram averiguadas em Macapá e oito no município de Laranjal do Jari. O objetivo do TRE é medir a quantidade e tipos de falhas que poderiam ocorrer em uma situação normal de funcionamento.

De acordo com Elinete Freitas, da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, testar o equipamento antes das eleições é uma orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela explicou que a ação é preventiva e será realizada mais duas vezes antes do processo eleitoral.

Elinete Freitas enfatizou que o simulado acontece em todos os estados. Desta forma, os Tribunais Eleitorais poderão detectar eventuais problemas nas urnas eletrônicas antes das Eleições, minimizando transtornos e garantindo a segurança do pleito.

“Essa ação é preventiva. Se algum equipamento apresentar problemas podemos resolver o defeito e assim nos anteciparmos a uma pane em plena votação. Com os testes, garantiremos eleições seguras”, destacou Elinete.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!