Compartilhamentos

As chuvas diminuíram nas cabeceiras do Rio Araguari e isso fez as águas recuarem, trazendo esperança para cerca de 400 famílias que foram atingidas pela enchente nas últimas semanas, no município de Ferreira Gomes, a 135 quilômetros de Macapá.

O nível do rio já diminuiu 70 centímetros e 80% das áreas alagadas já estão voltando ao normal. Apenas o Bairro do Matadouro ainda está inundado, com 70 casas atingidas.

Segundo a Defesa Civil, dentro de aproximadamente 20 dias as águas devem baixar por completo na área atingida. Só então as famílias desabrigadas poderão retornar para suas casas. As áreas mais atingidas foram as comunidades de São Tomé, Palha e Terra Preta.

No total, 400 famílias foram atingidas

No total, 400 famílias foram atingidas

As famílias que ainda não retornaram para as suas casas estão alojadas em uma creche localizada no bairro da Montanha. “Entregamos cestas básicas às famílias e ajudamos no transporte de móveis e eletrodomésticos para locais seguros até que tudo se normalize. Agora esperamos que em breve possamos transferir novamente essas famílias para as suas casas”, disse o coordenador de comunicação da Prefeitura de Ferreira Gomes, Ewerton Façanha.

Hoje o nível das águas marca 1 metro e 88 centímetros, mas chegou a marcar 2 metros e 56 centímetros. Para a Defesa Civil do município não há mais como ocorrer novas inundações, já que a previsão do tempo para os próximos dias aponta menos de 100 mm de chuvas sobre o município.

Compartilhamentos