ÁREA URBANA

Compartilhamentos

A ORIGEM DO CORRETOR DE IMÓVEIS

Man is handing a house key to a woman

Desde os tempos do Brasil colônia, há relatos a respeito das transações de compra-e-venda de terra e seus intermediadores. Também há indícios de pessoas que intermediavam a hospedagem dos primeiros desbravadores que aportavam no país.

Desta maneira, essas pessoas, efetivamente, foram os primeiros corretores responsáveis pela atividade de transações imobiliárias no Brasil.

Vale ressaltar que à época, essas transações imobiliárias já eram consideradas um ótimo negócio, e, estão registradas em documentos oficiais que permanecem em arquivos e museus.

As variações nominais dadas aos corretores de imóveis, também evoluíram com o tempo. Inicialmente, os intermediadores eram conhecidos como “ganchos”. Depois foram denominados como “mediadores” e mais adiante, “agentes do comércio”.

Já em meados de 1942, depois de mais de 400 anos de atividade, os profissionais das transações imobiliárias, finalmente, receberam a chancela de “Corretores de Imóveis”.

36 anos depois, a promulgação da Lei 6.530 de 12/05/1978, regulamentou a profissão de Corretor de Imóveis, garantindo aos profissionais da área o exercício legal da profissão, após anos de luta da categoria.

Desde então, a imagem do Corretor de Imóveis marcou presença no desenvolvimento das cidades em todo o Brasil, e na intermediação das principais transações imobiliárias que contribuíram com a ampliação das cidades.

03

A Lei 6.530/78, também sacramentou que o Corretor de Imóveis é o agente responsável pela transação legal dos imóveis, mesmo já sendo considerado um consultor, desde a década de 50, atuando no bem mais precioso: a casa própria.

Mesmo que despercebido, a figura do Corretor de Imóveis foi fundamental na construção e evolução das cidades brasileiras, sendo por muitas vezes o agente protagonista no desbravamento e comercialização de imóveis urbanos e/ou rurais dos Estados.

Atualmente, o Corretor de Imóveis é peça chave na concretização de negócios imobiliários. Por isso é fundamental que, toda a pessoa que tenha interesse em realizar qualquer tipo de negociação imobiliária, procure um corretor.

Entretanto, assim como em outras profissões, existem aqueles que se utilizam da má-fé para efetuar transações escusas.

Por isso, é fundamental que todo o cliente verifique junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis da sua cidade a idoneidade do corretor que lhe presta o serviço.

Procure saber se o seu corretor é devidamente credenciado. Afinal, ele é o profissional que irá realizar todo o procedimento de intermediação de venda, aluguel ou arrendamento do imóvel.

Aqui no Amapá, a Delegacia Regional do Conselho dos Corretores de Imóveis funciona na Rua Eliezer Levy nº 2268.

Até a próxima!

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!