Casa do Artesão: goteiras destroem obras de arte

Compartilhamentos

Um vídeo gravado dentro da Casa do Artesão, no Centro de Macapá, na noite de quinta-feira, 26, mostra que quando chove o local, que é destinado a exposição e comercialização de produtos artesanais, sofre com as goteiras. As imagens mostram a água caindo parecendo cachoeira. Pela manhã ainda havia água da chuva no prédio. Muitos artesãos reclamam que perderam seus produtos. Segundo eles, o problema já é antigo. A direção da Casa do Artesão informou que vários ofícios já foram emitidos para a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), mas não obteve nenhuma resposta.

Peças de artesanato molhadas

Peças de artesanato molhadas

O problema começou em 2011, quando pequenas goteiras começaram a se abrir no teto. Segundo a direção da Casa, sete ofícios já foram emitidos para a Seinf solicitando os reparos. No ano passado o governo do Estado devolveu para os cofres da União R$ 500 mil de uma emenda parlamentar da deputada Fátima Pelaes (PMDB), porque a Seinf não apresentou projeto de reforma e ampliação da Casa do Artesão.

Os artesãos que expõem produtos no espaço reclamam do descaso e da perda de materiais. “Ficamos decepcionados com o descaso. Estamos perdendo clientes e ainda corremos risco de ficar doentes, já que para salvar meus produtos tenho que andar por aqui com o pé na água”, reclamou o artesão Benazir Pereira Nascimento, de 42 anos.

Benazir Pereira, artesão

Benazir Pereira, artesão

Depois da chuva os próprios artistas estavam secando o salão de exposições, mas ainda era possível ver poças d”água e produtos danificados. Mesmo quem não perdeu objetos reclama da situação. “Meu trabalho nunca foi afetado diretamente pela chuva, mas indiretamente sim. Nos dias que chove a Casa não abre e nós perdemos clientes”, asseverou o artesão Rodolfo Leite.

Na Casa do Artesão estão os trabalhos de 190 profissionais. Segundo a Associação Arte e Raiz, que representa os artistas, a situação caótica da Casa já foi motivo de muita reclamação, mas na prática nada foi feito para resolver o problema.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!