Estudantes ocupam reitoria da Ueap

Compartilhamentos

Estudantes ocuparam nesta terça-feira, 24, a reitoria da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) para cobrar a nomeação imediata da nova reitoria escolhida pelo voto direto. A eleição ocorreu no dia 3 de maio. Os estudantes não entendem porque a nova administração ainda não assumiu 45 dias depois pleito. A lista com os nomes mais votados ainda está com o governador Camilo Capiberibe (PSB).

Os estudantes dizem não sairão da sala da reitoria até que haja um avanço no processo. “Nós aguardamos as respostas da reitoria e do conselho universitário, e como não recebemos nenhum encaminhamento sobre a nomeação, vamos ficar acampados”, adiantou o estudante de licenciatura em química, Igor Castelo.

Estudantes prometem acampar na frente do Palácio do Setentrião caso a nomeação não ocorra logo

Estudantes prometem acampar na frente do Palácio do Setentrião caso a nomeação não ocorra logo

A eleição para reitoria foi vencida pela chapa 22, encabeçada pelos candidatos Luciano Araújo da Silva e Daímio Chaves Brito, que obtiveram 635 votos de um total de 1.070 votos. “Nós acreditamos que como a chapa com maioria dos votos não estava com o apoio da administração da Ueap, eles querem esperar o momento de férias para que possa nomear o segundo colocado, já que essa escolha entre as chapas é feita pelo governador”, avaliou o estudante.

Estudante Igor Castelo: "podem aproveitar as férias para nomear o segundo colocado"

Estudante Igor Castelo: “podem aproveitar as férias para nomear o segundo colocado”

O segundo lugar no pleito, a chapa 11 encabeçada pelos professores Perseu da Silva Aparício e Breno Marques da Silva, teve 435 votos, e mesmo assim pode assumir a reitoria, pois, de acordo com o estatuto da universidade, a comunidade acadêmica escolhe uma lista tríplice que é enviada ao governador. Essa escolha ainda não foi anunciada.

Caso não haja nenhuma resposta, os estudantes prometem acampar na frente do Palácio do Setentrião para entregar uma carta com assinaturas ao governador Camilo Capiberibe. A atual reitoria da Ueap destacou que a nomeação deverá ocorrer no dia 1º de julho, mas não divulgou qual nome foi escolhido.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!