Iapen começa a usar novas armas de choque

Compartilhamentos

Os agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) vão poder atuar com mais eficiência nos casos de fuga ou rebelião dentro do presídio. Na manhã desta segunda-feira, 30, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) entregou 30 pistolas Spark e 35.750 unidades de munição para treinamento e uso em serviço. As armas de choque (não letal) possuem menor poder ofensivo e possibilitam a imobilização do detento sem consequências mais graves. Foram investidos R$ 169 mil pelo governo para compra dos equipamentos de segurança.

Além das armas não letais, Iapen recebeu munição de verdade

Além das armas não letais, Iapen recebeu munição convencional

 

O objetivo é diminuir o índice de violência dentro do Instituto. Nos últimos três anos cinco detentos morreram em brigas dentro do Iapen. Isso representa uma redução considerável em relação a anos anteriores, quando morriam cinco por ano. Além disso, 579 novos agentes serão empossados em julho. “Mais que dobramos o número de agentes com essa nova chamada. Isso é para que a segurança de todos seja muito mais eficiente. Mesmo assim ainda temos um caminho longo a avançar”, anunciou o governador do estado, Camilo Capiberibe.

NIxon kENEDY

Secretário de Justiça e Segurança Pública – Nixon Kennedy

Os novos equipamentos aumentam a segurança, já que serão usados para conter brigas entre reeducandos, rebeliões e tentativas de fuga. “É um equipamento imprescindível para que não tenhamos apenas a arma de fogo como último instrumento. Essas pistolas possibilitam menor índice de letalidade e maior controle para os agentes”, explicou o secretário de Segurança Pública, Nixon Kenedy.

Foram capacitados 396 servidores para utilizar as pistolas de eletrochoque. Além disso, munições calibre 38, 40, 12 e calibre 5,56 mm foram entregues para uso em serviço e treinamento dos agentes. Para a diretora do Iapen, Josiane Carvalho, esse investimento possibilita melhores condições de trabalho para os agentes e garante a integridade dos detentos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!