Compartilhamentos

Nesta sexta-feira, 1, inicia a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014. No Amapá o evento é promovido pelo Banco de Leite Humano do Amapá(BLH). A ação objetiva atrair mais doadoras, esclarecer dúvidas e principalmente fomentar a amamentação de crianças até os dois anos de idade. A programação conta com debates, mesas redondas, curso de manejo clínico da amamentação e apresentações culturais.

O Banco de Leite Humano existe há mais de 15 anos. Em 2013 registrou o maior número de doações da instituição: 3.192 voluntárias doaram 1.912 litros de leite para 2.099 bebês. O número positivo comprova o resultado de campanhas feitas durante o ano. Mas a preocupação da coordenação do órgão é outra. “Incentivamos as mães a amamentar até os dois anos de idade. Isso é fundamental para evitar doenças para a mãe e o bebê. Além de ser crucial no crescimento e desenvolvimento da criança”, esclareceu a coordenadora do Banco de Leite, Andréa Marvão.

Andrea Marvao

Coordenadora do Banco de Leite, Andréa Marvão

“Queremos incentivar esse processo de amamentação. Não é fácil, mas queremos ratificar que isso é fundamental para o crescimento das nossas crianças. O leite leva componentes de defesa para as crianças evitando mais de 100 doenças nos primeiros anos de vida”, afirmou a conselheira da saúde da criança do Ministério da Saúde, Maribel Smith.

A mãe de primeira viagem, Cleiziane Costa Machado (Foto de Capa), diz que tem muitas dúvidas de como amamentar sua filha e pretende participar da Semana Mundial de Aleitamento. “Minha filha não estava conseguindo pegar o peito. Tive que pedir ajuda das enfermeiras. Quero participar para aprender a alimentar minha filha e poder ajudar outras pessoas”, disse.

Muitas mães procuram orientações quando estão com dificuldade de amamentar. “Eu não estava conseguindo amamentar minha filha. Liguei para o Banco de Leite e fui encaminhada pra cá onde recebi orientações e também pretendo doar leite”, afirma Adriana Rocha, que é mãe pela segunda vez

Adriana Rocha

Adriana Rocha

Atualmente, a Secretaria de Administração já disponibilizou a linha telefônica para as mães ligarem (0800 280 9009) para coleta de leite em domicílio. A equipe do BLH vai buscar o leite e orientar as doadoras em casa.

A cerimonia de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014 será no Centro de Convenções Azevedo Picanço ás 8:30. A programação segue com apresentações culturais, capacitações aos profissionais e debates entre médicos e mães.

SERVIÇO

Para as mães doarem leite é importante que não sejam fumantes e nem consumam bebidas alcoólicas e remédios controlados. Elas devem apresentar o cartão de acompanhamento pré-natal e passar por uma avaliação clínica. As doações em domicílio devem ser agendadas pelo telefone.

O Banco de Leite Humano funciona no anexo da Maternidade Mãe Luzia, localizado na Avenida FAB, nº 81, Centro. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 07hs às 19hs.

Compartilhamentos