Macapá recebe Padroeira do Brasil nesta quinta-feira

Compartilhamentos

Devotos de Nossa Senhora Aparecida estão preparados para a chegada da imagem oficial da santa em Macapá. A programação começa às 3 horas da tarde dessa quinta-feira, 28, quando a imagem desembarca no Aeroporto Internacional de Macapá, de onde segue em peregrinação até a Igreja que recebe o nome dela, na Rua Guanabara, no Bairro Pacoval. O translado da imagem faz parte da programação do Tricentenário da Padroeira do Brasil.

Macapá será a primeira cidade a receber a imagem no jubileu de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, programado para o dia 12 de outubro de 2017 na Basílica de Aparecida. Nesse ano são completados 300 anos desde que três pescadores (Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves) encontraram a imagem no Rio Paraíba, que inicia em São Paulo e desagua no litoral.

Luana Nunes, devota verá a imagem oficial pela primeira vez

Luana Nunes, devota verá a imagem oficial pela primeira vez

A imagem vai passar por todos os estados começando pelo extremo norte do País. Uma forma de levar a imagem oficial a todos devotos espalhados pelo território nacional. É uma oportunidade muito esperada pela devota Luana Nunes, que é coordenadora da programação na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Bairro Pacoval. “Desde que me entendo por gente trago essa devoção a Nossa Senhora Aparecida, que sempre me concedeu muitas graças. Essa será a primeira vez que terei a chance de acompanhar a imagem oficial da Santa”, contou a estudante.

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida sendo ornamentada para a chegada da Imagem

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida sendo ornamentada para a chegada da Imagem

O ponto alto da programação acontece nessa quinta-feira, às 7 horas da noite, quando haverá uma missa campal na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Já na sexta-feira, 27, a imagem segue para o município de Porto Grande, a 105 quilômetros de Macapá, onde será celebrada outra missa campal na Paróquia Nossa Senhora do Brasil às 4 horas da tarde.

Ainda na sexta-feira a santa retorna a Macapá, de onde segue para mais uma missa no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ás 7 horas da noite. No Sábado, 30, a imagem prossegue vai o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Santa Rita, para uma missa às 4 horas da tarde. Já às 6 horas da tarde a missa será celebrada pelo Bispo de Macapá, Dom Pedro José Conte, na Catedral de São José, na Avenida General Rondon, no Centro de Macapá.

No domingo acontece uma carreata pela cidade, mas retorna para a Catedral de São José para a missa de despida. Durante todos os dias haverá shows após as missas principais no turno da noite.

HISTÓRIA

Imagem: CNBB

Foto: CNBB

Segundo contam os relatos, três pescadores que trabalhavam para o Conde Dom Pedro de Almeida, então Governador da província de São Paulo, precisavam garantir a alimentação do aristocrata. Porém após várias tentativas não conseguiram pescar nada e começaram a pedir ajuda a Nossa Senhora de Nazaré. Foi numa última tentativa que conseguiram encontrar a imagem partida em duas partes. A partir daí conseguiram pegar muitos peixes e atribuíram o milagre à santa, que foi nomeada como Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Por ter sido o primeiro milagre atribuído ao Brasil, Aparecida passou a ser considerada a Padroeira do País, que em 1980 transformou a sua data em feriado nacional.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!