A IMPORTÂNCIA DE VERIFICAR OS DÉBITOS ANTES DE REALIZAR A TRANSAÇÃO

Compartilhamentos

A compra de um imóvel é uma das maiores realizações das famílias. A aquisição desse tipo de bem, figura entre os principais objetivos a serem alcançados pelos brasileiros.  Independente da categoria do imóvel, casa, apartamento ou apenas o lote, é necessário que o comprador tenha a ciência dos procedimentos para a concretização do negócio. Elaboração do contrato de compra-e-venda, reconhecimento de assinaturas, forma de pagamento são alguns dos procedimentos de praxe até que o comprador viabilize a posse do imóvel. 

Além dos procedimentos citados acima, o comprador deve atentar para outro ponto fundamental: a existência de débitos vinculados ao imóvel. Basicamente, deve-se checar junto as Companhias de Eletricidade e de Água e Esgoto, e também na Prefeitura a eventual existência de dívidas. Também é fundamental que o comprador faça uma busca na Justiça, para ter a certeza de que o imóvel não está vinculado a algum processo judicial, ou ainda alienado em garantia de alguma dívida.

02

Há uma maneira bem simples de verificar se o imóvel possui ou não débitos

As casas e apartamentos possuem uma Unidade Consumidora. A “U.C”, é o número de cadastro do imóvel junto as empresas de água e luz. De posse do número, o interessado pode realizar a pesquisa e atestar se há ou não débito. Algumas empresas possibilitam a pesquisa através dos seus sites institucionais na internet. Já na Prefeitura, deve-se realizar uma busca quanto a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. Atualmente, existem campanhas para a liquidação do débito, incluindo descontos para pagamento à vista, além de parcelamentos.

Vale destacar, que a alteração da titularidade do imóvel para o nome do comprador só é realizada mediante a inexistência de dívidas. Geralmente, a quitação das dívidas de água, luz e IPTU, vinculadas ao imóvel, são negociadas entre as partes durante a transação de compra-e-venda. Porém, é importante que o acordo seja colocado em contrato. Tanto a responsabilidade sendo do comprador, ou do vendedor em liquidar a dívida.

Mesmo que a transação de compra-e-venda seja realizada diretamente, é importante que o processo tenha a participação de um corretor de imóveis. Não hesite em consultar um profissional. Ele é a pessoa recomendada para lhe auxiliar em todas as fases do processo. Especialmente para que não haja futuras complicações oriundas desta transação.

Até a próxima!

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!