Começa segunda fase de vacinação contra o HPV

Compartilhamentos

Está disponível a partir desta quarta-feira, 10, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá a segunda dose da vacina contra o vírus do HPV. O alvo são meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira no início da campanha, em março deste ano. Mas o Ministério da Saúde resolveu estender a vacina para as garotas nessa faixa etária que por algum motivo não realizaram a primeira dose.

“As meninas que já tomaram a primeira dose devem procurar a UBS indicada no Cartão de Saúde do Adolescente a partir desta quarta-feira. As garotas que por alguma eventualidade não receberam a 1ª dose, mas estão dentro da faixa etária de 11 a 13 anos, podem procurar a unidade mais próxima de sua casa para iniciar o calendário vacinal, e após seis meses irão receber a segunda dose”, explica a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

A vacina contra o HPV protege de grande parte das doenças sexualmente transmissíveis e previne o câncer de colo de útero, que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), é o segundo câncer que mais mata mulheres na Região Norte. As salas de vacinação nas UBS’s funcionam das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!