Entram em funcionamento semáforos de LED

Compartilhamentos

Na manhã desta segunda-feira, 15, a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) ligou o primeiro semáforo com tecnologia a LED da cidade, localizado na esquina da Avenida Ernestino Borges e a Rua Jovino Dinoá. Ao todo 58 novos conjuntos semafóricos serão instalados na capital. O investimento de R$ 560 mil tem como objetivo reorganizar o trânsito macapaense e evitar acidentes em vias de grande fluxo da cidade.

A substituição e instalação de novos semáforos é fundamental devido ao crescimento da frota de veículos na capital. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Amapá existem 140 mil veículos, a maioria circulando na capital. Entre 2013 e 2014 foram substituídos ou reformados 28 semáforos. De acordo CTMac os antigos equipamentos traziam prejuízos à população, já que muitos eram utilizados com tecnologia de dez anos atrás. “O custo da energia do LED é mais barata, a lâmpada é mais forte, além de ter sinal de pedestre. O semáforo possui nobreak, ou seja, garante o funcionamento dos semáforos em caso de quedas de energia por pelo menos duas horas”, explicou a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.

O cojunto semafórico conta com sinal para pedestre

O cojunto semafórico conta com sinal para pedestre

Foram substituídos 28 cruzamentos semafóricos, todos com tecnologia a LED e até o fim deste ano serão implantados outros 58 conjuntos. Os semáforos foram estrategicamente instalados em cruzamentos de grandes fluxos de veículos e pedestres, além de terem proximidade com escolas, faculdades e órgãos públicos. Os pedestres aprovaram a instalação. “Eu passo por aqui todos os dias para deixar minha filha na escola. Tenho que esperar vários minutos para atravessar a rua. O semáforo traz mais segurança para mim”, disse a doméstica Cláudia Couto.

O pedreiro Erivaldo Carvalho, que mora na Rua Ernestino Borges, contou que já viu vários acidentes no perímetro, mas acredita que o semáforo vai evitar que isso aconteça com frequência. “Era necessário um sinal aqui, já que a rua liga a cidade de Norte a Sul. Eu ando por aqui com atenção redobrada”, disse.

Segundo a CTMac a cada dois dias serão ligados outros semáforos. “Vamos ligar o próximo semáforo na Rua São José com Pedro Américo. Teremos esse intervalo de dois dias para que o condutor também se acostume com a nova sinalização”, enfatizou Baddini.

Os dez primeiros locais em que os semáforos serão ligados são:

1 – Ernestino Borges com Jovino Dinoá, nesta manhã, 15/09

2 – São José com Pedro Américo, quarta-feira, 17/09

3 – Leopoldo Machado com Marcílio Dias, sexta-feira, 19/09

4 – Padre Júlio com Manoel Eudóxio Pereira, segunda-feira, 22/09

5 – General Rondon com Antônio Coelho de Carvalho, quarta-feira, 24/09

6 – FAB com Manoel Eudóxio Pereira, sexta-feira, 26/09

7 – Santos Dummont com Almirante Barroso, segunda-feira, 29/09

8 – Pedro Lazarino com Hildemar Maia, quarta-feira, 01/10

9 – Santos Dummont com Antônio Coelho de Carvalho, sexta-feira, 03/10

10 – Rua Renascimento com Rodovia Tancredo Neves, segunda-feira, 06/10

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!