Biometria pode atrasar resultado final no AP

Compartilhamentos

Durante a manhã deste domingo, 5, uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral coordenada pelo próprio presidente, desembargador Raimundo Vales, visitou algumas escolas de Macapá com o intuito de acompanhar o processo eleitoral. Foi constatado que o estado tem necessidade de ampliar o número de seções para diminuir o tempo que o eleitor leva na fila para votar. Apesar da estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1,14 minuto de tempo de votação, muitos cidadãos estão passando mais tempo nas urnas e isso deve atrasar a apuração dos votos.

Presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales

Presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales

De acordo com o TRE, 455.514 eleitores votaram no Amapá. Cerca de 6 mil mesários coordenaram as eleições em todo estado. Os maiores colégios eleitorais devem ser os últimos a terem os votos contabilizados.

Macapá possui 268.285 eleitores; Santana tem 67.389; Laranjal do Jari, com um total de 26.141 votantes; Oiapoque, com 15.979 cidadãos e Mazagão, que possui 12.258 pessoas aptas a votar em 2014. Ao todo, 222.408 dos eleitores são homens (48,83%) e 233.106 mulheres (51,17%). Cerca de 1.500 policiais militares civis e federais garantem a segurança do pleito.

De acordo com o TRE, a biometria atrasa o tempo de votação, além de atrasar o processo de apuração. “Diferente do que pensávamos o processo biométrico está atrasando a votação. Muitas pessoas idosas têm dificuldades nessa primeira eleição biométrica. Isso atrasa, nesse primeiro momento, a eleição. E se caso as seções continuarem cheias e lentas, o processo de apuração deve retardar para as 22 horas”, disse o desembargador.

Dona Maria diz que porefere o sistema antigo

Dona Maria diz que prefere o sistema antigo

A dona de casa Maria Raimunda Silva, de 61 anos, além de enfrentar uma longa fila não conseguiu se adaptar a biometria. “Eu cheguei cedo, mas não adiantou. A máquina não queria reconhecer minha digital. Eu tentei oito vezes. Não gostei da biometria. Prefiro só assinar como era feito na última eleição”, declarou

 

 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!