Estudantes mostram exemplo de preservação do meio ambiente

Compartilhamentos

Estudantes de escolas estaduais e municipais se reuniram neste fim de semana para um mutirão de limpeza na orla do Perpetuo Socorro. A ação faz parte do projeto “Defensores da Natureza do Amapá e Guiana Francesa”. A proposta da atividade é alertar os alunos para a preservação do meio ambiente. O Rio Amazonas é um dos alvos do projeto.

Estudantes tiveram ajuda da Prefeitura

Estudantes tiveram ajuda da Prefeitura

A ideia é levar o projeto para a Guiana Francesa e fazer esse intercâmbio entre os estudantes dos dois países. A ação faz parte do Programa Educação Ambiental da Unesco, que está em mais de 150 países promovendo ações de preservação e conscientização ambiental. “Estamos aqui aprendendo a preservar um dos rios mais importantes do mundo, mas também queremos mostrar nesse projeto que os estudantes estão preocupados com a causa. Quando crescer quero que outras crianças tenham um rio pra chamar de seu”, afirmou Assafe Sousa Araújo, de 12 anos.

Assafe Sousa: contribuindo para preservar o Rio Amazonas

Assafe Sousa: contribuindo para preservar o Rio Amazonas

A ideia surgiu em maio quando alunos da Escola Municipal Coaracy Nunes viajaram para a Guiana Francesa. “Durante a viagem os estudantes ouviram muito falar a respeito da preservação dos rios. Eles viram como alguns rios são poluídos por lá. Quando voltamos eles começaram a falar dessa ideia e propuseram a ação”, explicou a professora e coordenadora do projeto no estado, Lilia Monteiro.

Ao todo, 80 alunos das escolas Rivanda Nazaré, Coarary Nunes, José Bonifácio e Elenice Valmire participaram do mutirão, recolhendo todo tipo de lixo da praça que fica na orla do bairro. Segundo a coordenação, o espaço foi escolhido por causa da proximidade com o Rio Amazonas e também por estar abandonado. “É muito importante essa nossa atividade. Quando viajamos vimos que a água da Guiana Francesa passa por sete estágios de limpeza por causa da poluição. A nossa é só uma. Queremos que isso continue assim”, disse a estudante da escola Coaracy Nunes, Vitória Lorena, de 13 anos.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!