Compartilhamentos

Desde a segunda-feira, 27, quem se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já pode verificar seu cartão de confirmação e local de prova no site do Ministério da Educação (MEC), na aba “acompanhamento”. Há dois anos a prova é a principal forma de ingresso nas principais universidades do país. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. As provas acontecerão nos dias 08 e 09 de novembro. Cerca de 8,7 milhões se inscreveram.

O MEC também iniciou na segunda-feira a entrega, pelo Correios, do cartão de confirmação. O documento traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Para evitar erros as pessoas que forem pegar a confirmação pela internet devem verificar se todas as informações estão corretas. Caso haja erro o aluno pode pedir modificação no site.

Caso os cartões enviados pelo correio sejam devolvidos ao remetente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagens eletrônicas via e-mail. Segundo o instituto, em caso de não recebimento do cartão, e se não for possível imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800616161.

Nesse ano, o Inep também dispensará a apresentação do cartão de confirmação, mas os candidatos devem estar munidos de documento oficial com foto. Em 2014, o MEC também divulgou outra ferramenta de preparação para prova, através do aplicativo “Questões Enem“, que reúne questões das provas ocorridas de 2009 a 2013.

Compartilhamentos