TRE divulga orientações para o dia da eleição

Compartilhamentos

Neste domingo, 26, quando acontece o 2º turno das eleições no Amapá, as seções eleitorais abrirão às 8 horas e a votação se encerrará às 17 horas (horário local). Mas o eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido. Ele vai receber uma senha para exercer o seu direito de voto. Acompanhe abaixo algumas orientações do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para o dia da eleição:

– A legislação eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa, podendo o eleitor fazer uso de camisa do candidato e adesivo para votar. O que é proibido é qualquer tipo de ato de campanha na sessão eleitoral e distribuição de santinho. A cola é permitida, mas não pode ser distribuída, pois constitui crime eleitoral.

– O uso de equipamentos eletrônicos na hora da votação é proibido desde as eleições de 2010, para coibir possibilidade de gravar, fazer fotos ou transmitir dados. Assim, será assegurado o sigilo total do voto.

– A legislação eleitoral garante aos eleitores portadores de necessidades especiais, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção o direto de irem acompanhados de pessoas de sua confiança. Ressaltando que os eleitores com deficiência visual terão um fone com sensor de voz e a urna eletrônica é preparada com os números em braile, permitindo o melhor acesso à votação.

– São obrigados a votar, segundo a Constituição Federal, os maiores de 18 anos e menores de 70; maiores de 16, menores de 18 e maiores de 70, além de analfabetos, têm seus votos facultados.

– Os eleitores que não puderem votar por algum motivo terão 60 dias para fazer a justificativa em qualquer cartório eleitoral do País.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!