Como desenvolver sem devastar? Encontro discute o assunto na Unifap

Compartilhamentos

Visando o fomento, desafios e debates das potencialidades do Estado, alunos e professores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) promovem a partir desta terça-feira, 11, o III Encontro de Ciências Ambientais do Amapá. O evento tem como tema o “Amapá em Desenvolvimento”. A ideia é debater a economia amapaense dentro da perspectiva de sustentabilidade.

O encontro pretende agregar estudantes de instituições públicas e privadas, assim como, empresários, acadêmicos e a sociedade interessada. O tema promete esclarecer a compreensão do cenário atual do Estado e também situar a sustentabilidade local no contexto nacional e mundial.

Atualmente, o Amapá possui 73% de seu território constituído por unidades de conservação e terras indígenas, apresentando características peculiares em relação a outros estados do país. Essa preservação demonstra a pouca participação do Amapá no PIB nacional. Segundo a professora Regina Celis, o Estado passou a despontar em função de outras potencialidades de relativa importância para o conjunto da economia nacional e mundial.

As inscrições estão sendo realizadas no Centro Acadêmico ou na Coordenação do Curso de Ciências Ambientais, na Universidade Federal do Amapá. Mais informações no e-mail [email protected] ou pelo telefone (96) 3212-1725, Coordenação de Ciências Ambientais.

PROGRAMAÇÃO

1)    Ciclo de palestras de 11 a 14/11,  de 19:00 as 22:00h.

Temas: I – A sustentabilidade do processo de exploração de petróleo na foz do Amazonas;

II – Os desafios e as oportunidades para os pequenos e médios empreendimentos amapaenses;

III – Regimes Aduaneiros Especiais do Estado do Amapá – ALCMS e ZPE; e

IV – O cultivo da soja no cerrado amapaense e o escoamento de grãos pelo Porto de Santana.

      2)  Oficinas de 12 a 14/11 das 8:00 as 12:00:

      3)  I Colóquio Científico com defesas de trabalho em forma de artigo e        apresentação de pôster, período de 12 a 14/11 de 14:00 as 17:00h.

       4) Feira de exposição de produtos, projetos tecnológicos e de pesquisa sobre a economia do Amapá, de 11 a 12/11, de 16:00 as 20:00H.

      5) Festa de encerramento promovida pelos acadêmicos do ultimo semestre do Curso de Ciências Ambientais. Dia 14/11 a partir das 22:00h.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!