Mais de 100 amapaenses fazem prova da OAB no domingo

Compartilhamentos

No próximo domingo, 16, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza o XV Exame de Ordem Unificado. As provas serão aplicadas em 174 locais nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. No Amapá, 110 pessoas farão o Exame de 80 questões com duração de 6 horas. O gabarito preliminar dos aprovados para a segunda fase do Exame será publicado dia 2 de dezembro.

No Estado, mais de 200 pessoas se inscreveram para o Exame, mas por motivo de documentação, apenas 110 candidatos devem fazer a prova. O Exame da Ordem será aplicado na Faculdade Estácio de Sá, localizada na Avenida José Tupinambá de Almeida, Nº– 1223, Bairro Jesus de Nazaré. O exame é dividido em duas etapas. A lista definitiva dos aprovados na primeira sairá no dia 16 de dezembro. A segunda prova do Exame será no dia 11 de janeiro de 2015. A 2º prova será prático-profissional com quatro questões discursivas e uma peça profissional opcional nas áreas do Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente Direito Processual.

Paulo Campelo, presidente da OAB/AP

Paulo Campelo, presidente da OAB/AP

O Exame da Ordem possui um índice de 28,07% de aprovados. O sucesso no Exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Muitos estudantes se escrevem, mas o índice de aprovação é muito baixo. Para a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amapá (OAB/AP) a pequena taxa de aprovados reflete o distanciamento entre a OAB e as instituições de ensino superior. “A OAB necessita realizar uma aproximação com as instituições de ensino superior para que haja um trabalho de recuperação e preparação para os futuros bacharéis para do Exame”, pontuou o presidente da OAB/AP, Paulo Henrique Campelo Barbosa.

A prova objetiva da primeira fase será aplicada de 13h às 18h (horário de Brasília), contem 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!