AP é o Estado que tem mais crianças com HIV

Compartilhamentos

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Amapá lidera o índice de crianças menores de 5 anos portadoras do HIV. O MS estima que mais de mil pessoas sejam vítimas do HIV e Aids no Estado e não tenham conhecimento. Os números são preocupantes e foram motivo de uma audiência pública nesta sexta-feira, 05, na Câmara de Vereadores de Macapá.

Dados do Ministério da Saúde afirmam, ainda, que o Amapá tem o 4º maior índice de portadores de Aids no Brasil, se levada em consideração a quantidade de habitantes. Vereadores e a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais apresentaram as mudanças no protocolo de atendimento aos portadores da doença. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), este ano já foram registrados 263 novos casos, sendo 172 homens e 91 mulheres.

Audiência pública na Câmara de Vereadores

Audiência pública na Câmara de Vereadores

Durante o debate foram esclarecidos como serão os procedimentos do Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids e a Dose Fixa Combinada (DFC). Segundo a portaria 3.275 de dezembro de 2013, o tratamento com antirretrovirais deve ser ofertada a qualquer pessoa com HIV, positivo e negativo. Segundo a Coordenação do DST/Aids, a medida visa diminuir a transmissão. “O tratamento será feito para quem apresenta ou não sintomas. O objetivo é diminuir a carga viral da pessoa reduzindo a propagação do vírus. Mas é importante que as pessoas façam o teste e procurem logo tratamento”, alertou o enfermeiro do DST/Aids, Vencelau Pantoja .

Os vereadores enfatizaram a importância da audiência pública porque a partir de 2015 a mudança no protocolo deve ser aplicada por estado e município. “No ano que vem terá um compartilhamento de funções entre o Estado e o município. Muita coisa ainda precisa ser feita para a atenção primaria a esses infectados e os que ainda não sabem que têm a doença. Esse debate deve ser fomentado e as pessoas precisam se conscientizar que todos correm risco”, ressaltou o vereador André Lima (Psol).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!