Dança: toada terá campeonato em Macapá

Compartilhamentos

Quem ainda não ouviu falar em toada? Aquele ritmo que vem lá do Estado do Amazonas e que faz a alegria nas festas do boi em Parintins? Pois é, esse ritmo tem o seu espaço aqui no Amapá. Neste fim de semana será realizado o 14º Campeonato de Toada do Amapá na sede do Trem Desportivo Clube, no Bairro do Trem. O evento acontece dias 13 e 14, a partir das 20 horas.

Mas engana-se quem acha que o ritmo foi criado no Norte. A história mostra que a toada é original do Nordeste, cantada com uma fala rítmica, rimando falas e usando a língua em uma forma não formal. Tem como destaque as pronúncias errôneas das palavras, o que facilita a compreensão de parte do povo nordestino que não teve condições de se alfabetizar, principalmente os mais idosos, moradores de regiões interioranas. A toada também é conhecida como uma música de improviso, feita na hora e sem perder a rima e falando sobre a realidade.

Grupos de toada disputam campeonato em Macapá

Grupos de toada disputam campeonato em Macapá

O festejo está relacionado com a festa do Bumba Meu Boi, que no Nordeste marca os festejos juninos fora de época, representando adoração a crenças religiosas do passado. Já no Amazonas, onde há o maior festival de toadas do mundo, em torno dos bois Garantido e Caprichoso, o festejo é uma grande celebração voltada para as crenças da cidade de Parintins. No Amapá, essa festa chegou por meio dos descendentes de nordestinos e manauaras, que espalham a festa por todo o Brasil.

E como no Amapá existem várias pessoas descendentes dos amantes da toada, há 14 anos acontece a competição. São analisados os quesitos de coreografia, evolução, indumentária, criatividade, conjunto e sincronismo. Em todo o Brasil as toadas acontecem nos meses de novembro, dezembro e janeiro e marcam um festejo junino voltado a religiões indígenas e ao folclore brasileiro, em torno das batidas, das rítmicas aceleradas e das letras que lembram o repente nordestino com as rimas estruturadas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!