Origem: Reconciliação de amigos consolidou “Banco da Amizade”

Compartilhamentos

Nesta época do ano, os moradores do Bairro do Laguinho emendam uma festa na outra. Terminado o Natal, é a vez de comemorar o aniversário do Banco da Amizade, que nesta sexta-feira, 26, comemora 43 anos. O que muita gente não sabe é que o banco, que sempre reuniu amigos, na verdade ganhou esse nome depois de uma reconciliação.

Os moradores mais antigos dizem que o nome teria sido dado ao banco porque foi ali que o Mestre Sacaca (famoso pelas plantas medicinais) teria feito as pazes com Renato, o Rato, outro morador antigo do bairro (na foto acima sem camisa). “O Sacaca brigou com o Rato, nem sei por quê. Mas eles tiveram um desentendimento bem feio. Então, o Sacaca pegou o banco e trouxe para o outro lado da rua (General Rondon). Dizem que eles fizeram as pazes ali, por isso o nome Banco da Amizade ”, contou Raimundo Tavares, de 62 nos, o Sucuriju, outro ilustre morador do Laguinho e atual Rei Momo do Carnaval. 

Caldo para matar a ressaca do Natal

Caldo para matar a ressaca do Natal

O primeiro banco, ainda feito de madeira, foi construído em 1971 por moradores do bairro, entre eles, Sacaca e Rato. Mas o banco ficava do outro lado da Rua General Rondon, bem em frente onde está se encontra atualmente. Entre 1974 e 1987, o banco foi sendo modificado e este ano ganhou um revestimento de azulejados.

Desde 1998, a festa de comemoração do banco inicia às seis da manhã com alvorada de fogos. “Na década de 1980 começamos a juntar as sobras do Natal. Mas, tivemos a necessidade de nós organizarmos. Pedimos patrocínio de empresários e vizinhos. Hoje temos o melhor e mais famoso caldo para curar a ressaca de Natal”, gabou-se o morador do Laguinho Sérvolo Mendes, de 54 anos, um dos seis cozinheiros do caldo que contém partes de um boi inteiro e mais de R$ 1,3 mil em temperos.

Sacaca morreu no fim dos anos de 1990. Rato, em 2008. Eles eram compadres e continuaram amigos pelo resto da vida. Provavelmente é o que vai acontecer com muitos moradores do Laguinho, frequentadores ou não do Banco da Amizade. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!