Risoto estragado leva mais de 100 para o HE

Compartilhamentos

Dezenas de convidados de uma festa de confraternização em uma escola estadual, no Bairro do Buritizal, Zona Sul de Macapá, deram entrada em unidades de saúde com sintomas de intoxicação alimentar na noite de sábado e madrugada deste domingo, 7. Só no Hospital de Emergência foram cerca de 100 pessoas, entre adultos e crianças. Todos relataram ter comido risoto na festa da escola Gonçalves Dias.

Os primeiros casos começaram a chegar ao Hospital de Emergência por volta das 22h30. “Os sintomas eram de diarreia aguda, dores abdominais e prostração (sinal de desgaste físico)”, comentou o médico Renan Rosas, que estava de plantão e atendeu os pacientes.

Era a festa de confraternização da escola Gonçalves Dias

Era a festa de confraternização da escola Gonçalves Dias

Alguns estavam muito desidratados, como um garoto de 13 anos que precisou ficar duas horas em observação. “Alguns pacientes disseram ter sentido um cheiro estranho no risoto, mas continuaram comendo. Foi comida estragada. Pessoas que preparam o alimento horas antes e acabam não fazendo o armazenamento correto”, observou o médico, descartando a possibilidade de envenenamento.

Outros pacientes foram levados para unidades de bairros mais afastados depois de terem passado mal em casa. Algumas pessoas começaram a apresentar os sintomas ainda durante a festa. Para o Hospital São Camilo foram levadas 10 pessoas. Na UBS Lélio Silva, no Buritizal, foram 16 pacientes atendidos.  Também houve registros na UPA da Zona Norte. Não há informações sobre pacientes graves. Apesar do susto, ninguém precisou ficar internado no HE.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!