TCE: reconduzida, presidente promete continuar fiscalização

Compartilhamentos

A conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, de 54 anos, foi reeleita presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Não houve disputa com outra chapa. Ela foi escolhida por unanimidade pelos quatro conselheiros que poderiam votar no processo.

Maria Elizabeth teve um papel fundamental na retomada do papel do TCE, criticado por atrasar o julgamento de contas de gestores públicos. Ela era auditora de carreira quando foi nomeada conselheira em 2010, meses antes da Operação Mãos Limpas, investigação da Polícia Federal que terminou com a prisão do então presidente do TCE, Júlio Miranda. Miranda passou 6 meses preso por determinação do STJ, acusado de sacar R$ 7,5 milhões das contas do tribunal.

Eleição teve apenas 4 votos, mas escolha foi unânime

Eleição teve apenas 4 votos, mas escolha foi unânime. Fotos: Ascom/TCE

Depois da prisão de Miranda, a presidência foi assumida interinamente pelo conselheiro Regildo Salomão, eleito posteriormente para o cargo. Em 2012, Salomão também acabou afastado, justamente acusado de retardar o julgamento de processos. Auditores tiveram que ser convocados na época para trabalhar no lugar dele e dos conselheiros afastados.

Como era a vice-presidente, Maria Elizabeth assumiu a direção do tribunal. A partir de 2013 ela conseguiu fazer o tribunal funcionar. Processos antigos começaram a ser apreciados em plenário. “Vamos continuar com o nosso trabalho de fiscalização dos recursos públicos do estado, dando continuidade aos avanços que o TCE vem conquistando nos últimos anos”, disse ela em nota oficial.

Além do cargo de presidente, os conselheiros elegeram o primeiro vice, o ex-deputado estadual Ricardo Soares, e o segundo vice, Reginaldo Parnow Ennes. A posse está marcada para de 22 de janeiro de 2015.

Perfil

Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, 54 anos, é graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada – Colégio Moderno (Belém/PA). Funcionária de carreira do TCE, aprovada em concurso público no cargo de Auditor (Conselheiro Substituto), em 1991. Em março de 2010, foi empossada conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amapá. Em 2011 foi eleita 1ª Vice-Presidente, para a mesa diretora biênio 2011/2012. Em 2013, foi eleita presidente da instituição e reeleita para o biênio 2015/2016.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!