Dengue e chikungunya: Bairros da Zona Norte apresentam alto risco de infestação

Compartilhamentos

Foi divulgado nesta sexta-feira, 20, o relatório do segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (semsa). A Zona Norte continua classificada como alto risco para infestação.

De acordo com o levantamento, dos 58 bairros visitados 42 apresentaram baixo e médio risco de infestação do mosquito, que é transmissor tanto da dengue como da febre chikungunya. O relatório apontou que 50% dos criadouros estão no lixo domiciliar e outros resíduos sólidos, como garrafas PET.

Com base nessas informações, a partir da próxima segunda-feira, 23, as ações de combate e controle serão intensificadas em bairros da Zona Norte, como Morada das Palmeiras, Parque dos Buritis. Haverá também ações no cemitério São José, no Bairro Santa Rita, onde serão feitas a eliminação de criadouros, borrifação e busca ativa de larvas. 

“Mais uma vez o levantamento mostrou que a população não está colaborando com a nossa luta. A maior incidência dos focos do mosquito Aedes é no ambiente domiciliar. O acúmulo de lixo em quintais é o nosso maior obstáculo. Sem a ajuda da população não poderemos vencer a luta contra a dengue e o chikungunya”, enfatizou o chefe da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

Foto: Semsa

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!