Laranjal em alerta: Nível do Rio Jari aumenta para 1,93 metro

Compartilhamentos

O município de Laranjal do Jari, no Sul do Estado, continua em alerta quanto a possibilidade de enchente. Na manhã desta quarta-feira, 01, o Rio Jari alcançou 1,93 metro, medida que ultrapassa o limite de alerta estipulado pela Defesa Civil que é de 1,80 metro. O nível ainda pode aumentar devido as chuvas torrenciais que caem nas cabeceiras do rio.

Estação meteorológica que monitora a precipitação de chuvas

Estação meteorológica que monitora a precipitação de chuvas

A Defesa Civil reforçou o contingente no município. Agora são 10 militares que atuam em conjunto com 40 guardas municipais. A equipe monitora o nível do rio durante o dia inteiro. “Como a população já sofreu com outras cheias, muitas casas foram erguidas acima do nível das ruas para evitar inundações. Mas existem muitas famílias em áreas de risco e se recusam a deixar suas casas”, contou o representante da Defesa Civil, Cabo Marlon Dias.

O Núcleo de Meteorologia do IEPA implantou na semana passada na região do Jari, uma estação meteorológica que vem auxiliando no monitoramento, já que passa em tempo real a situação do rio e da chuva. “O sistema de medição trabalha em parceria com outros órgãos que monitoram as cabeceiras do rio. Foram registradas fortes chuvas na semana passada, mas essa precipitação só terá influencia em Laranjal do Jari após 20 dias. Isso preocupa porque o nível do rio pode aumentar ainda mais”, acrescentou Marlon.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!