Domingo do Senhor: Derrubada dos mastros marca reta final do Ciclo do Marabaixo

Compartilhamentos

 

Neste domingo, chamado de “Domingo do Senhor” pelos grupos que realizam o ciclo do Marabaixo, acontece a tradicional derrubada dos mastros que ostentaram durante todo o ciclo as bandeiras da Santíssima Trindade. É a reta final dos festejos que começaram logo após a Semana Santa e este ano terminam no próximo dia 16, Dia Estadual do Marabaixo.

A partir das 16 horas, os participantes dos grupos que realizam os festejos estarão mais uma vez vestidos com calças brancas e saias floridas na última fase da maior manifestação cultural do Amapá.

Barracão da Tia Gertrudes será aberto às 16 horas. Fotos: Mariléia Maciel

Barracão da Tia Gertrudes será aberto às 16 horas. Fotos: Mariléia Maciel

Os mastros serão derrubados e as bandeiras retiradas nos bairros Santa Rita (Favela) e Laguinho. Também serão escolhidas as casas dos festeiros do ano que vem. Neste domingo, a festa será na realizada na casa da matriarca Natalina Costa no mesmo horário da derrubada dos mastros.

Na casa de dona Natalina funciona o Barracão da Tia Gertrudes, na Avenida Duque de Caixas, entre Manoel Eudóxio e Professor Tostes. O local é aberto ao público que também poderá apreciar gratuitamente a bebida que e a cara da tradição, a gengibirra.

O ciclo começou no Domingo de Páscoa e durante todos os fins de semana contou com rodadas de marabaixo nas casas dos festeiros, missas, novenas, e outras etapas tradicionais do ciclo como o corte e levantamento dos mastros e o encontro das bandeiras.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!