Estoque baixo nas férias: Hemoap realiza campanha para atrair doadores

Compartilhamentos

As férias de julho representam estoque de sangue baixo no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Isso causa preocupação devido a procura que aumenta nessa época do ano. Por isso, o Hemocentro prepara uma campanha para a próxima terça-feira, 7, com panfletagem em pontos movimentados da cidade, para chamar atenção da comunidade quanto a importância da doação de sangue.

Muitos doadores cadastrados viajam de férias nesse período, reduzindo a coleta. Por outro lado, o número de acidentes aumenta e os hospitais, públicos e particulares, têm maior necessidade do produto. Atualmente, o Hemoap tem 70 mil doadores cadastrados, mas, apenas 45 mil doam regularmente.

Interessados em doar sangue podem procurar o Hemoap

Interessados em doar sangue podem procurar o Hemoap. Fotos: Cassia Lima

“A doação é de interesse coletivo, ou seja, todos somos responsáveis pelo estoque de sangue. Vamos realizar ações durante todo o ano, no sentido de aumentar o número de doadores para que em julho do ano que vem, tenhamos sangue suficiente e não um estoque vazio, como está hoje”, anunciou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

Segundo o diretor, é importante manter o estoque em alta para garantir a validade de produtos derivados do sangue – os chamados hemoderivados, que são usados para transfusões em casos de hemorragia e até no tratamento de hepatite B.

Júlio Fernandes doa sangue há cinco anos junto com a família

Júlio Fernandes doa sangue há cinco anos junto com a família

“Uma vez meu filho sofreu um acidente e não havia sangue para ele. Procuramos muito, até encontrar um doador compatível. Depois disso, eu, minha esposa e meus filhos decidimos doar sangue. É um gesto de amor ao próximo e a si mesmo. Vai que um dia você precisa”, enfatizou Júlio Fernandes Rodrigues, doador de sangue há cinco anos.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e portar documento original com foto.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!