Compartilhamentos

Para quem gosta de observar o céu e as estrelas, e levar as crianças para uma programação diferente, o Clube de Astronomia do Amapá promove no sábado, 22, no CEU das Artes, no Bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá, uma sessão de observação do céu noturno com telescópios. O público vai poder ver astros, constelações e ter acesso a informações básicas sobre o universo.

A programação, em parceria com a prefeitura de Macapá, faz parte das ações do Clube que conta com atividades mensais de observação do céu em Macapá e Santana, palestras, oficinas e apoio à Olimpíada Brasileira de Astronomia.

O Clube de Astronomia já realizou visualização em outros pontos da cidade

O Clube de Astronomia já realizou visualização em outros pontos da cidade. Fotos: Hewton Batista

“A observação conta com a diferença que a localização do Amapá proporciona. Conforme a latitude e a posição no globo, você vê céus diferentes. No Sul você observa constelações de Centauro e Cruzeiro do Sul, já no Amapá vemos essas constelações no horizonte. O bom de tudo isso é que, por estarmos no centro do mundo, vemos todas as constelações de forma privilegiada”, explicou o membro do Clube Mirzam, Cássio Renato dos Santos.

O Clube de Astronomia Mirzam possui dois anos de existência e 30 pessoas entre membros, direção e colaboradores. Para quem não sabe, Mirzam é o nome da estrela Beta Canis Majoris, a segunda estrela mais brilhante da constelação Cão Maior. A estrela Mirzam representa o Estado do Amapá no desenho da Bandeira do Brasil.

Observar o céu a partir de Macapá é um privilégio de poucos

Observar o céu a partir de Macapá é um privilégio de poucos

A observação será de 19h às 21h, no CEU das Artes, localizado na Rua Carlos Lins Cortes, Bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.

 

Compartilhamentos