esperando setembro: Escolas do AP se preparam para desfiles cívicos

Compartilhamentos

As escolas da rede estadual já iniciaram os ensaios para os tradicionais desfiles cívicos do mês de setembro. De acordo com a programação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), serão três dias de apresentações: 5, 12 e 13 de setembro. Este ano o tema será “O Jeito Amapaense de Ser, as Identidades que Encantam”. As escolas irão retratar os 16 municípios do Estado, evidenciando seus personagens ilustres e suas riquezas culturais, econômicas, políticas e sociais.

A programação começa no sábado, dia 5 de setembro, das 8h às 12h, na Avenida Santana, com o desfile cívico no município de Santana. No dia 12, acontece o desfile na Zona Norte de Macapá, na Rodovia do Curiaú. No dia seguinte, será o desfile cívico na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo.

Na Escola Estadual Esther Virgolino, mais de 50 alunos do ensino médio participam dos ensaios diários da banda de fanfarra, no período da tarde, na quadra poliesportiva da escola.

“Eles são muito responsáveis com os horários dos ensaios e estão muito ansiosos para as apresentações deste ano dos desfiles cívicos. A banda de fanfarra da nossa escola é tradicional e irá se apresentar também em outros municípios do Estado”, afirmou Enedina de Carvalho, diretora da escola, que coordena os ensaios junto com a equipe pedagógica da instituição.

Estudantes levam à sério os ensaios para os desfiles cívicos. Fotos: Agência Amapá

Estudantes levam à sério os ensaios para os desfiles cívicos. Fotos: Agência Amapá

Os ensaios na Escola Estadual Gonçalves Dias estão em fase final. Segundo a diretora, Edna Palmerim, os ensaios também são realizados após o horário das aulas, no turno da tarde.

“Além dos treinos da banda, os estudantes estão aprendendo passos de marcha, a terem melhor postura e compasso, concentração, disciplina e companheirismo”, explicou a diretora.

Este ano o evento envolverá 128 unidades escolares, com a participação de 2.610 estudantes e 1.320 funcionários das escolas, além de 420 funcionários da Seed e 220 das secretarias parceiras.

“O desfile cívico é uma parte importante durante o ano, uma vez que busca despertar o sentimento de patriotismo que cada cidadão traz consigo”, explicou a coordenadora de Atenção Básica da Seed, Edilene Dias.

Programação dos desfiles:

Santana

Data: 05/09

Local: Av. Santana

Hora: 8h às 12h

Zona Norte

Data: 12/09

Local: Rodovia do Curiaú

Hora: 16h

 

Macapá

Data: 13/09

Local: Sambódromo

Hora: 16h

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!