Ilusão de ótica: Foto curiosa em igreja chama atenção nas redes sociais

Compartilhamentos

Uma foto tirada pelo jornalista Elton Tavares, conhecido blogueiro do Amapá (do Blog De Rocha), chamou a atenção por um efeito visual curioso. Ao que parece, uma luz branca circula a torre de sinos da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Bairro do Trem. O próprio jornalista explicou que não há nada de especial com o click, a não ser o belo efeito visual de pura casualidade.

A foto, postada no perfil pessoal do Facebook, foi tirada na tarde de terça-feira, 11. À primeira vista, os mais místicos até poderiam acreditar que se tratava de algo sobrenatural.  O clique foi disparado sem filtro especial e a imagem também não passou por manipulação.

Apesar do efeito, existe uma explicação lógica e simples:

“Eu estava esperando uma reunião começar e fiquei mirando a lente na direção da igreja, foi quando percebi que havia um pequeno buraco na película do vidro da janela, gerando aquele efeito ao redor da torre”,  explica o jornalista que é assessor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Click no mesmo ângulo no dia 23 de junho: ilusão de ótica explicada pela física

Click no mesmo ângulo no dia 23 de junho: ilusão de ótica explicada pela física

Elton gosta de fotografias, principalmente mostrando o cotidiano de Macapá e a beleza natural do Estado. Foi ele quem registrou no mesmo céu do Bairro do Trem um duplo arco-íris, no último dia 23 de junho.

Na época, especialistas explicaram que o efeito foi causado porque a luz estava passando duas vezes entre as gotículas da água da chuva. Assim como no duplo arco-íris, o resultado final não passou de uma ilusão de ótica. Mas ficou interessante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!