Maior exposição do mundo: Artista diz ser guiado por espíritos e quer entrar para o Livro dos Recordes

Compartilhamentos

André Silva –

A Fortaleza de São José de Macapá vai abrigar a maior exposição de obras de arte do mundo. Serão mais de duas mil telas do artista plástico Carlos Prado, que quer entrar para o Livro dos Recordes. Ele está pintando desde novembro do ano passado e a exposição será em novembro deste ano. A maior exposição de um artista vivo até hoje, segundo Prado, foi de Pablo Picasso com mil obras.

Prado afirma que vai expor os quadros pintados em um ano e não todos os que ele pintou durante a sua vida. Ele pinta em torno de 100 telas por dia, e leva cerca de cinco minutos em cada uma. Ele também não assina as telas. No lugar da assinatura fica o desenho de um sol.

Carlos Prado pinta 100 quadros por dia, e leva cinco minutos em cada um

Carlos Prado pinta 100 quadros por dia, e leva cinco minutos em cada um. Fotos: André Silva

Carlos Prado, catarinense de 68 anos, começou a pintar aos 8 anos. Ele conta que veio parar no Amapá por acaso. Quando tinha 30 anos, resolveu ir para a Guiana Francesa, mas o barco em que vinha do Pará quebrou em uma localidade no arquipélago do Bailique, e um outro rebocou o barco o dele até Macapá. “E aqui eu fiquei porque o deslocamento para outros países é bem melhor”, conta o artista.

Prado diz ser um artista espiritualista. ”Eu não pinto só, sou Kardecista. Sou ajudado por espíritos, assim como Chico Xavier também recebia ajuda para psicografar”, revela o artista. Ele é cego do lado direito e tem apenas 50% de visão do lado esquerdo. Ele já expôs em vários países da Europa e em toda a América do Sul.

Uma das obras mais enigmáticas pintadas por Carlos Prado

Uma das obras mais enigmáticas pintadas por Carlos Prado

A ideia surgiu quando o seu genro foi lhe visitar em Barcelos, cidade localizada no alto Rio Negro, no Amazonas, onde também tem uma casa. A família insistiu tanto que ele decidiu vir, mas iria realizar uma façanha: fazer a maior exposição de quadros de um artista vivo do mundo.  

A exposição vai contar com uma ala só de pinturas voltadas à cultura afro-brasileira, que retratam o período da escravidão. Imagens de como os negros eram presos e de entidades de religiões africanas são alguns dos personagens mostrados em suas telas. Além dessa ala, também terá uma só de pássaros. Ele pintou mais de oitocentos. “ Eu amo a Amazônia”, afirma o artista, que não tem um estilo definido. Passa pelo cubismo, abstrato, neo abstrato e outros.

Uma das alas da exposição vai mostrar a vida dos negros escravos

Uma das alas da exposição vai mostrar a vida dos negros escravos

Prado acredita que o Amapá vai ganhar visibilidade mundial com a exposição, que já tem praticamente todos os quadros prontos. As obras vão ficar prontas antes da data da exposição que será no dia 28 de novembro na Fortaleza de São José.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!