Perda na cultura e educação: Aos 81 anos, morre Zaide Soledade

Compartilhamentos

O Governo do Estado, a prefeitura de Macapá, a Câmara de Vereadores e o Memorial Amapá emitiram notas de pesar pelo falecimento da professora Zaide Soledade. Ela morreu ontem à noite, 5, aos 81 anos, na UTI do Hospital São Camilo. O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Macapá.

Natural de Óbidos (PA), Zaide chegou ao Amapá aos 17 anos com a família. Trabalhou como balconista em uma loja da tradicional família Zagury. Depois disso, já como professora, foi lecionar no município de Tartarugalzinho. Ela virou funcionária pública federal, estudou pedagogia e artes.

Zaide também foi conselheira de educação e conselheira de cultura. Foi dela também a ideia de batizar o então Cine Teatro de Macapá com o nome de Teatro das Bacabeiras. Também foi sindicalista, membro do Centro Folclórico do Amapá e uma das fundadoras da Confraria Tucuju. Ela fez aniversário no dia 31 de julho.

Zaide Soledade estava internada havia 21 dias, e morreu com complicações renais. O sepultamento será no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Macapá, na sexta-feira, 7, às 9 horas.

Foto: Chico Terra

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!