Primavera dos Museus: Índios de região isolada mostram a cultura Tyrió

Compartilhamentos

Índios da etinia Tiryó Katxuyana fizeram uma exposição de seus costumes na tarde desta sexta-feira, 25, no Museu Sacaca, como parte da programação da 9ª Primavera dos Museus. Os indígenas apresentaram danças típicas e fizeram demonstrações de calendários de pesca, colheita e caça, além de mostrar o preparo de uma bebida típica das aldeias.

As aldeias desse povo indígena estão localizadas no Parque do Tumucumaque, região do município de Oiapoque, e estão organizadas em 60 tribos que totalizam 2.700 índios. A região é de difícil acesso e só se chega lá de avião. Isso dificulta a chegada de insumos importantes nas áreas da saúde e educação.

Artesanato indígena foi colocado à venda. Fotos: André Silva

Artesanato indígena foi colocado à venda. Fotos: André Silva

“Uma das culturas interessantes que os índios gostam de mostrar, é a meliponicultura, que é o cultivo de abelhas sem ferrão”, disse a indigenista da Funai, Moahra Fagundes.

A dança que foi apresentada pelos índios conta a historia de duas crianças. Um menino e uma menina que foram sequestrados por outra tribo. O menino cresce e volta para sua aldeia natal, mas para ser aceito novamente no convívio familiar é obrigado a lutar. Ele vence a batalha e é aceito. A dança é apresentada nas aldeias todo mês de dezembro.

Muitas pessoas, inclusive turistas, assistiram às apresentações

Muitas pessoas, inclusive turistas, assistiram às apresentações

“Para mim é muito importante mostrar a nossa historia e nossos costumes, pois as pessoas precisam saber que os índios também pensam e sofrem as mesmas coisas que o homem branco. Queremos aqui mostrar que podemos ser iguais”, disse o índio Apowayko Apakai.

“Muito legal participar e ver os índios de perto. Nunca tinha tido essa oportunidade. É bom saber um pouco sobre eles e como eles vivem”, disse o estudante André Brandão, de 12 anos.

Moahra Fagundes, indigenista da Funai: eles gostam de mostrar produção de mel

Moahra Fagundes, indigenista da Funai: eles gostam de mostrar produção de mel

A programação da Primavera dos Museus acontece nos principais museus da cidade entre eles, o de Arqueologia e Etnologia, Sacaca, Imagem e do Som, além da Biblioteca Estadual Elcy Lacerda.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!