Campanha: Sábado é dia de vacinar cães e gatos

Compartilhamentos

Cerca de 50 postos serão disponibilizados pela prefeitura de Macapá no sábado, 7, para mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é vacinar 34 mil animais entre cães e gatos a partir de 2 meses de idade, na capital e nos distritos.

Na campanha do primeiro semestre foram imunizados 1.378 cães e 526 gatos nos bairros periféricos com maior incidência de animais. Dessa vez as pessoas deverão procurar os pontos de vacinação para imunizar seus animais contra raiva.

“Apesar de não registrarmos nenhum caso há mais de 24 anos, é importante as pessoas vacinarem seus animais. A ideia é ultrapassarmos a meta dos anos anteriores”, destacou Anaid Meneses, chefe de Zoonoses da Semsa.

Outra vacinação que já esta ocorrendo é a de animais da zona rural, onde até o momento já foram vacinados 653 cães e 143 gatos no distrito da Pedreira, 345 cães e 130 gatos no Maruanum.

A raiva é uma doença que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e se multiplica, primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central.  A transmissão ocorre pelo contato da saliva, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Nas áreas urbanas têm como principal agente transmissor o cão, seguido pelo gato. 

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!