Enem: Adventistas só farão as provas depois do por do sol

Compartilhamentos

Apenas 4 dias separam mais de 7 milhões de brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Mas, neste ano, o número de inscritos é 11% menor que o registrado em 2014. No Amapá, 54.895 mil pessoas farão a prova nos dias 24 e 25 de outubro. Para os estudantes adventistas, que guardam o sábado, o horário das provas será diferente.

 “É um direito deles garantido por lei. Geralmente os adventistas ficam confinados no CCA até às 18h. Após isso, eles recebem instrução para começar a prova que é a mesma dos outros inscritos. Aí eles também têm 4h30min para terminar a prova”, explicou o professor Marcelus Buraslan.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 60 mil pessoas, entre adventistas e judeus, farão a prova no Brasil. Esses estudantes entrarão no horário recomendado pelo Ministério da Educação, mas só começarão fazer a prova às 18h.

Adventistas do Sétimo Dia precisarão esperar 4h30min para iniciar a prova. Foto: Divugação

Adventistas do Sétimo Dia precisarão esperar 4h30min para iniciar a prova. Foto: Divugação

Os adventistas guardam o sábado baseado no Quarto Mandamento descrito na Bíblia, em Êxodo 20:8. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” 

Segundo as Escrituras, o dia começa e termina no fim da tarde (Levítico 23:32). Apesar de esperarem por mais de 4 horas para iniciar a prova, os adventistas acreditam que vale à pena esperar para começar a fazer a prova.

“Nesse tempo a gente não faz nada. Às vezes cantamos hinos e refletimos, mas nada além. Esperamos até o sol se pôr. Recebemos as orientações e começamos a fazer a prova. Para os adventistas isso não é sacrifício, é obedecer a Deus”, frisou o adventista Jostein Henrique, de 17 anos, que faz o Enem pela 3ª vez (primeira após terminar o ensino médio).

Independentemente de religião, os professores aconselham descanso no dia anterior ao exame. É importante portar documento oficial com foto e caneta transparente. O Enem é dividido em dois dias.

Marcelus Buraslan: confinamento até o por do sol

Marcelus Buraslan: confinamento até o por do sol

No primeiro dia (sábado, 8), a prova irá durar 4h30min de duração para serem resolvidas 90 questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

No segundo dia (domingo, 9), a prova terá 5h30min de duração para a resolução de Linguagens, Códigos, Matemática e Redação. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!