13ª edição: Caminhada Zumbi dos Palmares resgata a história do povo negro

Compartilhamentos

A 13ª Caminhada Zumbi dos Palmares está confirmada para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A informação é do Instituto Mocambo, que coordena o evento. Todos os anos a caminhada tem um tema que é trabalhado nas escolas durante o ano inteiro. Este ano, o tema escolhido foi “Capoeira, Luta de Resistência a Patrimônio Imaterial da Humanidade”, que leva à reflexão sobre a história de resistência do povo negro ao longo dos séculos no Brasil.

“Trabalhamos com as escolas, por ser a educação, um caminho importante para fomentar a diversidade para a construção de uma sociedade de convívio multicultural, de forma que as futuras gerações sejam menos preconceituosas no que se refere à cor da pele, religiosidade, sexualidade e outras expressões que compõe a vida cultural de nossa sociedade”, disse o presidente do Instituto Mocambo, Paulo Axé.

A capoeira, como tradição do povo negro, é o tema da caminhada em 2015. Fotos: Instituto Mocambo

A capoeira, como tradição do povo negro, é o tema da caminhada em 2015. Fotos: Instituto Mocambo

O presidente do Mocambo considera que o Amapá conseguiu avançar nas políticas públicas para afrodescendentes, com a valorização de tradições, reconhecimento da contribuição social de negros, oficialização do Dia de Zumbi dos Palmares, criação do Centro de Cultura Negra (CCNA), mas ainda não é suficiente.

“Temos que ir para a base discutir sobre respeito, fazer com que todos compreendam a igualdade racial, cultura e história, somente assim vamos reduzir o preconceito e a intolerância”.

A concentração para a Caminhada será às 16 horas, na praça do Barão, no Centro da cidade. Os participantes seguem pelas ruas do centro de Macapá até a UNA, no bairro Laguinho, onde encerra, antes do início da Missa dos Quilombos. A Caminhada integra a programação do mês da Consciência Negra, realizado por movimentos populares com o apoio do Governo do Estado do Amapá.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!