Compartilhamentos

DA REDAÇÃO – 

No período de 18 a 22 de janeiro a Secretaria de Estado da Educação (Seed) inicia a 2ª fase online das matrículas para a rede pública estadual. O objetivo é aperfeiçoar o processo, evitando filas e possibilitando um maior planejamento das unidades escolares. A primeira fase do processo foi a chamada escolar que aconteceu nos meses de outubro de novembro.

O passo seguinte se dará através do reordenamento entre as redes de ensino do Estado e dos municípios de Macapá e Santana. Conforme o cronograma, o Estado e o município de Macapá passarão pelos procedimentos no período de 6 a 13 de janeiro, quando serão alinhados todos os detalhes, como a projeção da oferta de vagas, modalidades de ensino e organização da equipe técnica.

A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, explica que as mudanças nas matrículas ocorreram para melhor atender a sociedade. Ela diz ainda, que desde o início da gestão já estava se planejando a mudança que sinalizava uma matrícula diferenciada para evitar filas ou até mesmo casos de sorteios de vagas.

Todo o processo de matrícula será online para evitar filas e sorteios de vagas

Todo o processo de matrícula será online para evitar filas e sorteios de vagas

“Para alcançar a meta foi criado um sistema online para dar mais comodidade aos pais ou responsáveis. A página na internet é conversativa, o que facilita a utilização. As escolas montam um mapa com o número de vagas de modo que, esgotada a capacidade em uma determinada escola, será utilizada outra opção, e assim por diante”, ressaltou.  

A última fase será a entrega documental, que começará no dia 25 de janeiro estendendo-se até 3 de fevereiro e será dividida em etapas: nos dias 25 e 26 será especificamente para matrículas de alunos no ensino fundamental I, dias 28 e 29 para o ensino fundamental II e de 1 a 3 de fevereiro de 2016 acontece a confirmação para o ensino médio.

O calendário de matrículas também aponta o período de 1 a 16 de fevereiro de 2016 para os pais que não participaram, por ventura, do processo de matrículas para terem também a oportunidade de acessarem o sistema para um novo cadastro. Serão disponibilizadas pelo Governo do Estado centrais de atendimento para orientações e acesso facilitado.

Compartilhamentos