Zona Sul: Agentes de endemia eliminam focos de dengue nas Pedrinhas

Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA – 

Há um ano a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) iniciou um plano de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya. Na manhã desta segunda-feira, 14, o trabalho aconteceu no Bairro das Pedrinhas, Zona Sul da capital. Apesar do Estado do Amapá não apresentar casos confirmados, a ação está mais rígida já que o mosquito também é transmissor do zika vírus.

A ação tem como objetivo alertar a população sobre os perigos que a proliferação do Aedes pode causar. Os agentes de endemias da Semsa e da Defesa Civil fizeram inspeção nas casas do bairro fazendo aplicação de larvicida e eliminando criadouros.

Eliminar os criadouros é o principal objetivo dos agentes

Eliminar os criadouros é o principal objetivo dos agentes

“Pode ser um assunto velho de tanto que a gente já ouviu falar, mas os riscos são os mesmos e agora estão maiores devido a esse novo vírus. Temos que ficar alerta e também alertar nossos vizinhos”, disse a dona de casa, Graça da Paixão, de 42 anos.

Durante a ação, agentes também fizeram a borrifação de inseticida para o controle de larvas. A meta da Semsa é passar por todos os bairros da capital, além de dar orientações aos moradores de como combater os focos do mosquito.

Houve também o trabalho de borrifação de inseticida no bairro

Houve também o trabalho de borrifação de inseticida no bairro

“Nós buscamos orientar os moradores e fazer com que eles entrem nessa luta. Temos que acabar com as lixeiras viciadas e quintais sujos. Para se ter uma ideia, 70% dos criadouros do mosquito estão dentro dos quintais. Hoje encontramos muito lixo e focos do mosquito no bairro”, ressaltou o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Semsa, Josean Silva.

O receio das equipes de endemias é a chegada do período chuvoso. Segundo o LIRA- Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, a proliferação do mosquito é maior no inverno. O cronograma de ação de combate continuará no Bairro das Pedrinhas em janeiro de 2016.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!