Émile tem câncer

Exames apontaram leucemia no 1º dia em São Paulo, mas diagnóstico definitivo saiu no segundo dia; quimioterapia já começou
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A equipe de oncologia do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, diagnosticou leucemia no caso da menina Émile Isabela França Barbosa, de 2 anos. Ela já iniciou a quimioterapia, mas a família tem dificuldades financeiras para dar apoio à menina.

Émile está acompanhada da mãe que embarcou na UTI aérea junto com ela no último dia 25, depois que a Justiça obrigou a empresa Brasil Táxi Aéreo a cumprir o contrato que tem com a Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa).

Uma das tias de Émile foi para São Paulo também, e está hospedada em um apartamento da ONG Carlos Daniel, de Macapá. É o mesmo imóvel onde o menino Carlos Daniel, de 7 anos, passou os últimos meses de vida na luta contra a leucemia. Ela faleceu em abril do ano passado.

A tia vai todos os dias ao hospital ajudar a mãe.

“É ela quem sai pra comprar fraldas, medicamentos e outros materiais, mas o dinheiro é curto para transporte e essas despesas. Ainda não estamos recebendo ajuda pelo TFD (Programa de Tratamento Fora do Domicílio) porque falta concluir o processo que é bem burocrático”, lamenta Cléo de Jesus Barbosa, pai da menina.

Émile com a mãe, ainda sem os sintomas: alegria em família. Foto: Arquivo pessoal

Émile com a mãe, ainda sem os sintomas: alegria em família. Foto: Arquivo pessoal

A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e que ataca as células brancas do sangue. Ainda havia uma esperança de que Émile não estivesse com leucemia.

No dia 26, já em São Paulo, os exames diagnosticaram a doença, mas deixaram também algumas dúvidas nos médicos. Foi necessário um segundo exame, no dia 27, que foi definitivo para identificar o câncer.

Émile embarca com a mãe para SP no dia 25 de janeiro. Foto: Sesa

Émile embarcando para SP no dia 25 de janeiro em UTI aérea. Foto: Sesa

Émile começou a passar mal em dezembro, com febre, vômito e inchaço do fígado, mas a família diz que no Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Macapá a criança era atendida apenas com medicamentos para vômito e liberada para voltar.  Agora, em São Paulo, está já fez a primeira sessão de quimioterapia, junto com outras dezenas de crianças do Amapá também no Santa Marcelina.

Quem quiser ajudar poderá enviar qualquer quantia para a agência 0658, Caixa Econômica, conta-poupança 01300034639-0, em favor de Helen Paula Marques Barbosa. O telefone do pai da criança, o Cléo, é 99161-6363.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!