Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Com o fechamento da Praça Floriano Peixoto, que está em obras de revitalização, um dos locais mais conhecidos do Amapá, a Praça da Bandeira, foi escolhido para ser o palco do aniversário de Macapá, que no próximo dia 4 completará 258 anos.

A praça está passando por uma pequena reforma. Além da limpeza e pintura, a praça vai receber bandeiras dos outros municípios e a Bandeira Olímpica. Devido ao baixo orçamento, a prefeitura optou por uma revitalização do local, que também será palco do Grito Rock.

O local está recebendo serviços de pintura e limpeza. Fotos: Cássia Lima

O local está recebendo serviços de pintura e limpeza. Fotos: Cássia Lima

A praça volta a receber as bandeiras do Brasil, do Amapá e de Macapá. A Bandeira Olímpica será uma homenagem aos Jogos Olímpicos de 2016 que acontecem no Rio de Janeiro. As bandeiras dos municípios serão hasteadas pelos respectivos prefeitos que foram convidados para a cerimônia, no dia 4 de fevereiro.

A Praça da Bandeira vai receber a população da cidade no dia 4 de fevereiro

A Praça da Bandeira vai receber a população da cidade no dia 4 de fevereiro

Histórico

A Praça da Bandeira foi fundada em 21 de janeiro de 1959. Era um pilar de alvenaria, com uma base de concreto e o mapa do Amapá no topo. O monumento foi uma homenagem ao deputado Coaracy Gentil Monteiro Nunes, o suplente de deputado Hildemar Pimentel Maia e ao oficial administrativo Hamilton Henrique da Silva, que haviam morrido em um trágico acidente aéreo na localidade de Nossa Senhora do Carmo do Macacoari, no município de Itaubal. A tragédia tinha ocorrido um ano antes, na manhã do dia 21 de janeiro de 1958.

O primeiro nome dado foi Praça da Saudade, que durou até 1960. A alteração do nome veio em abril de 1967 por ordem do general Ivanhoé Gonçalves Martins, governador do ex-Território Federal do Amapá.

A história conta que o primeiro nome foi Praça da Saudade, e só mudou em 1967

A história conta que o primeiro nome foi Praça da Saudade, e só mudou em 1967

Programação do aniversário de Macapá

7h – Missa em Ação de Graças pela Cidade de Macapá

Local: Matriz de São José, Rua São José, Centro

8h30 – Saída do Cortejo do Banzeiro do Brilho de Fogo

Trajeto: Matriz de São José até a Praça da Bandeira

9h – Cerimônia Cívica de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá, dos 16 municípios e dos Jogos Olímpicos de 2016. Haverá execução do Hino Nacional, Canção do Amapá e Hino de Macapá pela Banda de Música da Guarda Municipal

15h – Abertura dos Jogos da Juventude Cidade de Macapá

Local: Estádio Glicério Marques

16h – Passeio Ciclístico Cidade de Macapá – Realização Amapá Garden Shopping, com apoio da prefeitura

Trajeto: Monumento Marco Zero até o Amapá Garden Shopping

17h30 – Homenagem à Cidade de Macapá

Local: Estacionamento do Amapá Garden Shopping

Compartilhamentos