Compartilhamentos

DA REDAÇÃO 

Um grupo de atores de teatro do Amapá decidiu montar uma peça que visa mobilizar o amapaense no combate ao mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zikavírus e a febre chikungunya. A peça será encenada neste sábado, 23, no CEU das Artes, no Bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá.

A ideia da peça “Todos contra o aedes” foi da Cia Teatração, que já atua na Zona Norte há 10 anos. Os atores costumam focar em temas educativos e sociais. O grupo já premiado pelo Programa Nacional de Cultura com a peça “O julgamento do Mané Preá”, que tinha como tema central o combate ao tabagismo.

No purgatório, o protagonista reflete sobre o que deixou de fazer quando estava vivo. Fotos: divulgação

No purgatório, o protagonista reflete sobre o que deixou de fazer quando estava vivo. Fotos: divulgação

 Todos contra o aedes conta a história de “João Pauleira”, cidadão amapaense de origem humilde, desconfiado, mas conversador. No desenrolar da trama, o protagonista é acometido pelo vírus da dengue, decide se automedicar e acaba indo parar no purgatório.

Em conversa com a “Morte”, João Pauleira reflete sobre a sua vida e morte, e se arrepende de várias decisões da época em que estava encarnado. Ele acaba ganhando uma chance de voltar à vida com a missão de combater o mosquito.

O herói da história ganha uma nova chance de voltar, e combater o mosquito

O herói da história ganha uma nova chance de voltar, e combater o mosquito

O texto usa personagens típicos da cultura amapaense, e na dose certa de humor promove a reflexão divertindo ao mesmo tempo.

 “Vivemos em comunidade e a conscientização da população e a tomada de medidas são de
fundamental importância para a redução dos casos de dengue no Amapá, quem
sabe, a erradicação desta doença do Brasil”, explica o produtor da Companhia Teatração, Márcio Valois

A peça começa às 20h, no Cineteatro João Goulart, do CEU das Artes. A entrada é gratuita.

Compartilhamentos