É ela quem manda

A "Loura do Caminhão" dirige, chefia homens no trabalho e ainda cuida da casa. Isso há 16 anos
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Há muito tempo não é novidade ver mulheres chefiando homens, mas entre tantos exemplos, o Site SELESNAFES.COM encontrou uma personagem interessante, a “Loura do Caminhão da Indaiá”. É isso mesmo. E ela não se importa de ser chamada assim por amigos e subordinados na empresa de distribuição de água mineral onde ela chefia uma equipe formada só por homens. 

Maria da Conceição tem 46 anos, é do Piauí, casada e mãe de dois filhos. Ela já mora em Macapá há 20 anos. “Na época meu filho mais velho tinha dois anos”, conta a Loura. Ela trabalha dirigindo um caminhão carregado de água mineral e já está nessa profissão há 16 anos.

Conceição dirige há 16 anos. Fotos: André Silva

Conceição dirige caminhão de entrega e vende há 16 anos. Fotos: André Silva

Segundo ela o marido não acha ruim que ela trabalhe, muito pelo contrário, ele a incentiva muito, diz ela. Conceição dirige e faz a venda dos garrafões em supermercados, mercantis e outros estabelecimentos comerciais. 

“Só depois que comecei a trabalhar na distribuição da água foi que comecei a dirigir caminhão. Trabalhávamos eu, o motorista e dois ajudantes, mas como o motorista faltava muito, assumi o volante. Na época eu já era habilitada e só fiz mudar a categoria da CNH”, lembra Conceição com um sorriso nos lábios.

Conceição trabalha duro todos os dias

Conceição trabalha duro todos os dias

Ela também é conhecida por ser muito “sisuda”.

“O que acontece é que sou muito séria no que faço. Mas os clientes entendem e me respeitam muito”, diz a Loura.

É assim que ela é conhecida pelos comerciantes e companheiros de trabalho. Alex Alves, de 29 anos, já trabalha com a Loura há seis anos. Ele conta que para trabalhar com ela é preciso ter paciência e relevar algumas situações.

Alex: com homem a gente perde logo a cabeça

Alex: com homem a gente perde logo a cabeça

“Com o homem a gente perde logo a cabeça já com a mulher não, é mais fácil de lidar, mas ela é mão de ferro. Aqui é ela quem manda”, conta Alex.

Conceição conta que a rotina dela é bem pesada e que já está acostumada com isso. Além de trabalhar como motorista de caminhão, ela cuida da casa, lava, passa e cozinha.

Ela gravou um vídeo incentivando as mulheres para que elas busquem melhores condições de vida e usa a própria experiência como exemplo.

O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi instituído, segundo alguns historiadores, depois que operárias do setor têxtil nova-iorquino morreram durante um protesto. Elas teriam sido trancadas na fábrica onde faziam a manifestação e morreram queimadas em um incêndio criminoso.

No atentado, cerca de 130 mulheres teriam morrido. O dia era 8 de março de 1957.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!