Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A praça Nossa Senhora da Conceição, no coração do bairro do Trem, área nobre de Macapá, é uma das praças mais antigas da cidade. Cartão postal da capital e capítulo importante da história do Amapá, o lugar está abandonado.

Praça Nossa Senhora da Conceição é um dos cartões postais de Macapá

Praça Nossa Senhora da Conceição é um dos cartões postais de Macapá

Em 1952, uma das principais vias do bairro, a Avenida Feliciano Coelho, começava a ser aberta e com ela o progresso chegava ao bairro do Trem. Depois da Feliciano, várias outras vias foram abertas, dando a cara que hoje tem o bairro.

Foto histórica mostra como era a Rua Feliciano Coelho

Foto histórica mostra como era a Rua Feliciano Coelho

A praça veio pouco tempo depois. Construída em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, virou uma atração para os moradores dali.  Muitos nasceram no bairro e a praça faz parte da história deles.

Estudante Delano Gomes

Estudante Delano Gomes frequenta a praça desde a infância

“Eu nasci aqui. Minha avó e meu avô ajudaram a construir a igreja. Eu venho a essa praça desde criança.  Mas as coisas mudaram muito de lá para cá.  Agora está mais perigoso”, conta o estudante Delano Borges.

Hoje é possível ver o que não se via. Praticantes de corrida e de outros esportes dividem o mesmo espaço. 

A praça também é o lugar onde ocorre a famosa Copa do Mundo Marcílio Dias, competição que tem a participação de dezenas de times do Amapá, cada um representando um país. Sem falar dos jogos da eterna disputa entre solteiros e casados do bairro. A tradição pede socorro.

Campo de futebol onde é disputada a Copa Marcílio Dias

Campo de futebol onde é disputada a tradicional Copa do Mundo Marcílio Dias

Compartilhamentos