Baixam as águas do rio Araguari, mas o alerta continua

Monitoramento continua até domingo, 1º de maio, quando há previsão de alta na tábua da maré
Compartilhamentos

CÁSSIA LIMA

Apesar de o alerta e fortes chuvas, o nível do rio Araguari, no município de Ferreira Gomes, baixou de 3 para 2.70 metros nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil, apesar da vazante, o monitoramento será feito até domingo, 1º de maio, quando há previsão de alta na tábua da maré.

No bairro do Trem, o alagado virou aguaceiro

No bairro do Trem, o alagado virou aguaceiro

Segundo informações do boletim da Defesa Civil Estadual, apesar da diminuição das águas do rio Araguari, segue o alerta para possíveis enchentes provocadas pela tábua de maré, mudanças climáticas e possíveis manobras das usinas hidrelétricas acima do rio.

“Não há um alerta máximo, mas ainda há riscos, por isso estamos mantendo o alerta até o próximo domingo. A previsão diz que nos próximos dias haverá chuvas e maré alta no município, por isso ainda estamos com equipes no local”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Janary Picanço.

Orla de Ferreira Gomes

Orla de Ferreira Gomes: nível do rio Araguari diminuiu

Janary destaca que a área com maior risco de inundação é a do bairro Matadouro, onde a água já atingiu algumas casas. Nos bairros do Trem e Centro, algumas poças d’água, mas nada que traga grandes riscos. Os moradores estão sendo orientados a usar botas e se abrigar em casa de parentes.

“A água baixou bastante principalmente na orla e no bairro Matadouro. Mas, ainda temos medo de qualquer hora alguma hidrelétrica abra uma comporta e desça água”, disse a comerciante Léia Dias, de 34 anos.

No bairro Central as aguas diminuiram

No bairro Central as águas diminuíram

A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) informou que equipes estão auxiliando na prevenção e orientação às pessoas. Um plano de ação está pronto para o caso de enchentes.

Os moradores do município estão em alerta deste terça-feira, 26, quando a Defesa Civil do Estado recebeu o comunicado das hidrelétricas da abertura de comportas. Algumas casas chegaram a ser alagadas quando o rio subiu mais de 1 metro em menos de 24 horas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!