Deficientes físicos recebem cadeiras de rodas

Programa prevê a distribuiçāo de 350 cadeiras de roda no Amapá
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Usuários do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), receberam na tarde de segunda-feira, 18, por meio do Programa de Concessão de Órtese e Prótese e Meios de Locomoção, do Ministério da Saúde (MS), 30 cadeiras de roda. O objetivo do programa é levar qualidade de vida para as pessoas com algum tipo de deficiência física.

A bailarina, paratleta e presidente da Associação Santanense de Esporte de Pessoas com Deficiência, Yndiraima Alessandra, de 19 anos, tem paraplegia. Medalhista em campeonatos regionais e hoje a terceira melhor lançadora de dardo do país, Yndiraima conta que a cadeira de rodas veio em boa hora.

Yndiraima Alessandra é bailarina e paratleta

Yndiraima Alessandra é bailarina e paratleta do laçamento de dardos

“Essa cadeira não vai auxiliar apenas na minha vida cotidiana, mas também no esporte, na dança, na minha vida escolar”, ressalta a paratleta com um largo sorriso no rosto.

Além de adultos, o programa também beneficia crianças, como é o caso da estudante Laila Vitória, de 11 anos (na foto de capa com o pai). Laila tem paralisia cerebral em decorrência de complicações no parto.

“Essa cadeira será de grande utilidade não só para ela se locomover em casa, mas para ir a aula também. Ela leva uma vida normal. A deixo na escola e vou buscá-la no final do horário escolar”, conta o pai da menina, Edicarlos Marques.

Diretora do Creap, Gabriela Silva: essa é a primeira etapa do programa esse ano

Diretora do Creap, Gabriela Silva: essa é a primeira etapa do programa esse ano

A diretora do Centro, Gabriela Silva, conta que as pessoas atendidas nesse momento sāo as que estavam na lista de espera, desde o ano passado, e que essa é só uma das etapas da execução do programa que prevê a distribuiçāo de 350 cadeiras. O Centro também recebeu modelos motorizadas, cujo processo de aquisição é mais criterioso.

“A pessoa tem que ter um laudo médico para poder se inscrever no programa. É agendada uma visita no ambiente onde ela mora, e assim verificamos se a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pelo M.S”, esclarece a diretora.

O Programa de Concessão de Órtese e Prótese e Meios de Locomoção é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em todo Brasil. Tem o objetivo de ajudar pessoas com diversos tipos de deficiência doando, além de cadeira de roda, órtese – que é um aparelho externo usado para imobilizar ou auxiliar os movimentos dos membros ou da coluna vertebral; e prótese, que é um dispositivo implantado no corpo para suprir a falta de um órgão ausente ou para restaurar uma função comprometida.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!