Academias de ginástica precisam alertar sobre ‘bombas’

Projeto de lei seguiu uma proposta original do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e segue para votação na Câmara dos Deputados
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou a norma que obriga as academias de ginástica a afixar em suas dependências avisos sobre o uso de anabolizantes. O projeto foi encaminhado agora para análise da Câmara dos Deputados.

A matéria foi aprovada depois que os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Marta Suplicy (PMDB-SP) entraram em acordo e decidiram unir os projetos que eram semelhantes. Suplicy fez algumas adequações a partir da proposta de Alcolumbre para deixar a norma mais atualizada.

Acne, alguns dos efeitos colaterais de quem usa anabolizantes

Acne, alguns dos efeitos colaterais de quem usa anabolizantes

Os anabolizantes foram criados para fins terapêuticos, mas devido aos seus efeitos de aumento da massa muscular, passaram a ser utilizados por praticantes de atividades físicas e esportivas.

Desde a publicação da Lei 9.965/2000, no entanto, a prescrição médica passou a ser exigência para a venda de anabolizantes, ficando as farmácias obrigadas a reter a receita por cinco anos.

Davi Alcolumbre: os dois projetos foram unidos. Foto: Ascom

Davi Alcolumbre: os dois projetos foram unidos. Foto: Ascom

Durante a discussão, Davi Alcolumbre alertou para os riscos que envolvem o uso abusivo dessas substâncias. Entre os mais comumente reconhecidos, estão a irritação, agressividade, acne grave, atrofia do volume testicular, redução da contagem de espermatozoides, infertilidade, impotência sexual, calvície, aparecimento de tumores no fígado e alteração no colesterol, além de uma série de outros efeitos colaterais.

Academias terão que educar os usuários

Academias terão que educar os usuários

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!