Escolas terão programa de prevenção ao fumo para crianças e adolescentes

Programa vai funcionar em sete escolas nos municípios de Amapá, Santana, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Macapá
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Mais de 40 profissionais da educação e da atenção básica de cinco municípios do Amapá participaram de capacitação para implantação do programa Saber Saúde. O projeto tem como objetivo, fortalecer as ações educativas voltadas à prevenção e à redução do uso do álcool, tabaco entre outros fatores de risco. As secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed) são parceiras na ação.

A estratégia de mobilização da comunidade escolar contra o fumo vai abranger, a princípio, sete escolas nos municípios de Amapá, Santana, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Macapá.

“Os problemas de saúde podem ser trabalhados na escola para conscientizamos os alunos com relação aos cuidados a serem ser tomados na prevenção de doenças, como as decorrentes do tabagismo”, informou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Piauí, em Santana, Érica Patrícia.

Escola Antônio Messias será uma das que terá programa

Escola Antônio Messias é uma das que desenvolverá o programa Saber Saúde

O Saber Saúde nas escolas conta com a participação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em parceria com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Ministério da Saúde (MS).

A coordenadora da capacitação do programa, Maria Raimunda da Costa, disse que o projeto é uma estratégia que tem como característica a valorização da transversalidade do currículo.

“Todos os temas propostos no Saber Saúde fazem parte da grade curricular que deverão ser trabalhados de forma dinâmica para fortalecer o conhecimento entre os alunos para que façam escolhas saudáveis”, disse.

Durante a capacitação a coordenadora do PNCT, Valéria Cunha, falou sobre o programa de educação que o MS, por meio do Inca, propôs, e que aborda fatores de risco dentro da grade curricular da escola.

“Não seria uma aula específica para trabalhar o tabagismo, mas sim, em uma aula de matemática, por exemplo, calcular quantas árvores precisam ser derrubadas para fazer “x” maços de cigarro. A proposta é inserir na rotina diária dos alunos desde cedo, e com isso, torná-los multiplicadores.”

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!